Top

Yoga para iniciantes: por onde começar

O yoga é uma prática milenar hoje conhecida e aclamada em todo o mundo. Os benefícios vão muito além do corpo, são para a saúde mental também. Portanto, se você curte a ideia saiba que nunca é tarde e há várias dicas de yoga para iniciantes. Confira algumas a seguir.

Entendo mais sobre o yoga

Fontes diferentes definem o yoga de forma diferente. Para alguns seria um exercício físico, enquanto outros definem como uma prática de meditação. Nas duas situações ela se encaixa muito bem.

O yoga surgiu há mais ou menos 5 mil anos atrás na ìndia. O nome tem origem no sâncrito, um dos dialetos indianos e significa “unir”. Mas calma na interpretação porque esta união não é de pessoas. É de corpo, mente e espírito. A prática em seu sentido original propaga a ideia de trabalhar o corpo como um todo para a melhoria e saúde plena.

As influências do yoga são o budismo e o induismo, por este motivo temos uma alta prática de respiração e meditação durante o trabalho do yoga para iniciantes. Contudo, é uma arte conhecida por trabalhar corpo e mente em igual proporção e cada um que pratica pode tirar um benefício. Enquanto para uns o foco é o corpo, por exemplo, outros podem focar na mente e um estado de espírito pleno.

Quero praticar yoga: por onde começo?

Uma das vantagens do yoga para iniciantes é ser uma prática com capacidade de embarcar qualquer tipo de público. Crianças e adultos podem fazer uma aula de yoga juntos e desenvolver no mesmo nível. Para começar você precisa:

Escolher um espaço com instrutor

Um inicinate total precisará de uma ajuda, de um guia para incentivar a prática e corrigir as posições. Neste caso o legal é procurar ajuda com um professor (caso ele seja formado em educação física), um instrutor ou um praticamente experiente.

Na Índia a prática do yoga para iniciantes é transmitida de pesoa para pessoa, do menos para o mais experiente. Se você conhece um praticamente de muitos anos pode pedir conselhos ou ajuda para iniciar a sua.

Leia mais sobre o assunto

Temos uma vasta literatura com foco em yoga para iniciantes explicando tudo o que for possível sobre esta prática milenar que atrai cada vez mais famosos. Não é à toa que muitos colocam na agenda um período sabático e tiram férias na ìndia. Além da cultura local um dos principais motivos é querer aprender mais sobre o yoga.

Há muitos livros legais em livrarias ensinando posições, mais sobre a filosofia e aprendendo a como elevar os estágios da meditação.

Roupas confortáveis

Apesar de não ser uma atividade física total o yoga para iniciantes movimenta bastante o corpo. Você precisa, portanto, de roupas confortáveis para acompanhar a flexibilidade dos movimentos. Podem ser roupas de ginástica como shortinho, legging e camiseta com top por baixo, por exemplo. Para eles uma bermuda justa seria interessante.

Nos pés nada deve ser usado. A finalidade do Yoga também envolve o contato com a natureza, com o chão ,então so pés devem estar descalços. Alguns paticantes, entretanto, usam meia anti derrapante em est´[uidos para ajudar na movimentação e execução de algumas de posição.

Um tapete

Este acessório tem como finalidade ajudar na prática dos movimentos por não derrapar. É vendido em lojas de produtos esportivos ou de venda de EVA (emborrachado).

No mais o necessário de yoga para iniciantes é praticar. Dedicar um período na agenda da semasna para o encontro consigo mesmo e curtir as melhores que o yoga pde fazer por seu corpo.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*