Top

Treino para homens: tudo o que você precisa saber antes de treinar

Um equívoco que a maioria dos homens comete quando vai iniciar os treinos é achar que realizar os exercícios é o suficiente para atingir os resultados desejados. Mas, na realidade, na prática não é bem assim que funciona. Para que o treino para homens seja de fato eficiente, você precisa saber de algumas regras básicas antes mesmo de começar a treinar.

E isso inclui uma série de questões que vão desde a definição do seu objetivo com os exercícios até entender qual é a importância de incluir o aeróbico na sua rotina.

Criamos esse post para te contar tudo que você precisa saber antes de realizar o treino para homens. Portanto, se você tem interesse no assunto, basta continuar a leitura que nós te contamos.

Informações sobre treino para homens

Se você pretende começar a treinar, seja em casa ou na academia, é indispensável que você considere as informações abaixo para garantir que os seus treinos tenham sucesso e que os seus objetivos sejam alcançados. E lembre-se sempre: nenhum resultado virá de uma hora para outra, é necessário ter consistência e dedicação, combinado?

Veja quais são nossas dicas para você:

  1. Antes de começar a treinar os seus músculos, use a cabeça

São muitos os casos de homens que decidem iniciar uma atividade física por pressão dos amigos ou da namorada sem ao menos se perguntar se ele mesmo deseja iniciar o treino. E essa é uma atitude extremamente errada, afinal, ninguém leva algo adiante se não estiver 100% determinado e feliz com a decisão.

Portanto, as primeiras questões que você deve levar em consideração antes de iniciar o treino para homens são: eu estou fazendo isso por mim ou pelos outros? Eu estarei disposto a treinar frequentemente e me privar de certas coisas para atingir os meus objetivos?

Se a resposta for sim para ambas as perguntas é sinal de que você está no caminho certo e que você pode sim iniciar os treinos. Caso contrário, recomendamos que você pense melhor, pois para quem está desmotivado e ainda não se conformou com o fato de que os treinos requerem dedicação e esforço, qualquer desculpa será motivo para abandoná-los.

  1. Respeite os seus limites e saiba o que está sendo feito durante o treino para homens

Com certeza você já ouviu caso de alguém que se contundiu ou se lesionou durante o treino para homens e isso de fato não é incomum de acontecer. E as maiores causas dessas contusões e/ou lesões são o excesso de carga ou o overtraining (treinamento em excesso).

Essa situação só comprova que os homens ainda se sacrificam (e muito) em prol de corpos cada vez mais musculosos e sarados. Mas vamos te contar: isso não é correto e muito menos saudável, afinal, existem determinadas contusões que podem gerar graves e até mesmo irreversíveis consequências.

Para que isso não aconteça com você, lembre-se sempre de respeitar os seus limites e entender o que deve e o que não deve ser feito naquele momento. Afinal, ninguém consegue começar já no nível avançado e tá tudo bem você ir evoluindo aos poucos e no seu ritmo.

  1. Nunca comece o treino para homens antes de passar por uma avaliação

A avaliação por um profissional de educação física e/ou por um médico é essencial antes de iniciar o treino para homens para que você possa saber se você está realmente apto para fazer determinada atividade física e para entender quais são seus objetivos e metas mediante a sua composição corporal.

Portanto, ainda que você já tenha se decidido quanto a começar os treinos, não se esqueça de consultar com um profissional para averiguar suas condições de saúde, ok?

  1. Não fique se comparando aos outros

Quem nunca ficou querendo ter o corpo de fulano ou ciclano, não é mesmo? E esse tipo de comparação é uma das questões que mais atrapalham os resultados do treino para homens.

Afinal, antes de querer se comparar a alguém, tente imaginar qual é a rotina dele e há quanto tempo ele segue uma rotina de vida saudável para ter conquistado aquele corpo. Não adianta você querer iniciar sua rotina saudável já desejando um resultado de, na maioria dos casos, anos de construção.

Comece com pequenos objetivos e mais do que isso, vá comemorando as suas pequenas conquistas. Só assim você estará sempre motivado a dar o seu melhor e a continuar pegando firme nos treinos (mas claro, sempre respeitando os seus limites para evitar as lesões e contusões).

  1. Não subestime a importância dos exercícios aeróbicos no treino para homens

E por último, mas não menos importante, saiba que é de extrema importância incluir na sua rotina de treino para homens os exercícios aeróbicos.

Muitos homens acabam deixando-os de lado, mas o fato é que eles podem contribuir muito para o resultado eficaz da musculação e por isso devem acompanhar os seus treinos por, pelo menos, duas ou três vezes por semana.

Caso contrário, com o tempo você pode até ficar forte e sarado, mas não terá fôlego nem para ir à padaria ou passear com seu cachorro sem cansar. E isso não combina nem um pouco, né? Então deixe a preguiça de lado, escolha a atividade aeróbica que você prefere (corrida, pular corda, bicicleta), coloque o tênis e parte para cima! Te damos uma certeza: quem tem objetivo e força de vontade, vai longe!

E aí, conseguiu compreender quais são as principais informações que você precisa saber antes de começar a treinar? Esperamos que sim. Agora é hora de colocar o plano em prática para atingir resultados incríveis através do treino para homens.

Caso você queira o auxílio de profissionais da educação física para treinar em casa, não deixe de conhecer o app SUA Trainer. Tenho certeza que você se surpreenderá! Acesse aqui.

Ficou com dúvidas sobre este assunto? Comente nesse post que nós te responderemos. No mais, continue acompanhando o nosso blog que em breve divulgaremos mais informações e dicas a respeito de treinos, dietas e vida fitness. Nos vemos por aqui!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*