Top

Treinar boxe sozinho é mesmo possível?

Com a chegada da pandemia muita gente começou a praticar exercícios físicos em casa e, por conta do isolamento social, sozinhos. Os treinos HIIT, que são rápidos e utilizam o peso do próprio corpo, ficaram em evidência. Porém, se você chegou até aqui é porque quer saber como treinar boxe sozinho, já que essa é uma atividade física que, geralmente, é feita em duplas.

A boa notícia é que SIM, é possível treinar boxe sozinho! Vamos passar uma lista de materiais para aprimorar seu treino e, é claro, explicar como treinar boxe na sua casa! Vamos lá?

Quais materiais são necessários para treinar boxe?

Para treinar boxe sozinho você não precisa necessariamente comprar equipamentos. Com certeza eles irão te ajudar a fazer um treino mais completo e eficaz. Porém, se o treino for básico, é possível fazer sem os materiais extras.

Como a nossa intenção aqui é te passar um treino mais completo possível, trouxemos algumas dicas de equipamentos para te ajudar a treinar boxe sozinho na sua casa.

Luvas de boxe

As luvas de boxe servem para auxiliar na aplicação do golpe e também, para proteger suas mãos dos impactos. Existem diversos modelos de luvas no mercado, você pode escolher a que você achar melhor para você. É importante se atentar ao tipo de luva, já que existem as específicas tanto para lutas quanto para treinos em sacos de pancada.

Saco de pancada

O saco de pancada é um ótimo aliado para treinar boxe sozinho! Ele é muito utilizado nos treinos para praticar golpes como socos ou até mesmo chutes. Ele é um equipamento muito útil e permite um treino bem completo. Aliás, existem duas versões do saco de pancadas: a versão pendurada no teto e também, as torres de pancada.

Speed Ball

A speed ball é utilizada para melhorar a resistência das mãos e dos braços e também é ideal para quem quer aprimorar a agilidade dos golpes. Assim como os outros equipamentos utilizados para treinar boxe sozinho, a speed ball também pode ser encontrada em algumas versões diferentes.

Colchonete

Por fim, o colchonete não é utilizado diretamente no treino de boxe, porém, ele é uma peça fundamental para fazer abdominais e para fazer o alongamento antes e depois de treinar.

Nos treinos em dupla, geralmente é recomendado que se utilize equipamentos de proteção como o protetor de cabeça, o protetor bucal e o protetor genital. Porém, como ao treinar boxe sozinho você não tem adversários, não é preciso se proteger de golpes.

Como treinar boxe sozinho?

Separamos nesse post, algumas técnicas possíveis para treinar boxe sozinho. Lembrando que todas elas são técnicas que podem ser feitas sem equipamentos, mas, caso você tenha os equipamentos que mencionamos acima, não deixe de utilizá-los!

Confira:

  1. Mantenha a postura correta

    Antes de começar a sair dando socos e chutes, lembre-se de manter a postura correta. No boxe isso significa que seu pé dominante deve estar sempre à frente e na largura dos ombros.

    Além disso, a mão que você mais usa deve ficar ao nível dos olhos e o braço dobrado perto do corpo, quase encostando nas costelas. Essa postura permite que você tenha mais velocidade e equilíbrio.

  2. Faça os movimentos com os pés

    Depois de ajeitar a postura, treine o movimento dos pés. Para isso, lembre-se de usar a parte da frente dos pés para se movimentar, distribuindo o peso corporal igualmente entre ambos os pés e nunca cruze os pés.

    Para garantir maior equilíbrio e força nas pernas, faça exercícios de força para as pernas, como pular corda ou subir escadas. Depois que você estiver seguro(a) do equilíbrio e da força comece a treinar os chutes no ar, ou no seu saco de pancadas caso você tenha.

  3. Treine os socos

    O próximo passo é treinar os socos. Portanto, pesquise como fazer corretamente os principais movimentos que são o Jab, Gancho, Cruz e Uppercut. Cada um deles tem uma finalidade e uma forma de execução.

    Assim como os chutes, você pode treinar os socos no saco de pancadas ou até mesmo na Speed Ball, mas também é possível treinar no ar ou em almofadas.

  4. Treina a defesa

    Embora você esteja fazendo um treino de boxe sozinho, ele precisa ser completo. Sendo assim, não deixe de treinar a defesa. Para isso, imagine que você está desviando de golpes adversários.

    Você pode treinar o Bob, se agachando e levantando; o Bob e tecer, se agachando, movendo-se para um dos lados e depois levantando; e o deslizamentos, inclinando a parte superior do seu corpo para a direita ou esquerda.

Esses são os movimentos básicos para treinar boxe sozinho! Você pode praticar facilmente na sua casa com ou sem equipamentos. Uma boa dica é variar seus treinos praticando boxe num dia e treinos de resistência no dia seguinte. E claro, sempre mantenha uma alimentação saudável!

E aí, gostou das dicas de treino de boxe? Então fique ligado(a) no nosso blog, estamos sempre atualizando com as melhores informações sobre atividades físicas que com certeza vão te interessar!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*