Top

Saúde mental na quarentena: como lidar com o isolamento social?

O novo coronavírus é exigente. Para evitar o contágio ele exige do ser humano o isolamento social de ao menos 15 dias por garantia e muito cuidado na higiene. E para evitar ser contaminado é interessante este isolamento. Uma exigência física, portanto, e mental. Mas como lidar com ela para manter a saúde mental em saldo positivo? Como conviver com a quarentena? É o que você descobre a seguir.

Por que praticar a quarentena?

Somos seres sociais, isso é verdade. Fomos feitos para viver em bando e assim nos proteger melhor, formar família e desenvolver nossas habilidades. Com o novo coronavírus esse princípio básico do homem enquanto ser vivo foi abalado porque o convívio e o toque se tornou perigodo. Temos, então que conviver com a quarentena.

A quarentena é um período de isolamento social de 40 dias solicitados por médicos. Durante este intervalo de tempo o contágio com o novo coronavirus seria evitado, uma vez que não há a troca de fluidos corporais. Esta, vale frisar, foi a melhor forma descoberta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do vírus.

A ideia é evitar a super lotação dos hospitais, um dos motivos de muitas mortas por COVID-19. O isolamento social tem se mostrado uma medida bastante efetiva.

Como tornar a quarentena menos exaustiva

Mas esses 15 dias para quem adora casa cheia e sair com os amigos são extretamente cansativos. Para alguns é motivo de choro, postagens intensas em redes sociais e o desejo de se sair por ai beijando a todos, por exemplo. Calma. O que fazer para melhorar este período?

Dedique-se a algo que queria fazer em casa ha muito tempo

Por que iniciar agora a organização da prateleira de livros a qual você adia há tanto tempo? Ou quem sabe organizar o closet? Se vocvê está em quarentena preventiva (sem sintomas) pode aproveitar o tempo para organizar espaços obsoletos em casa.

Também pode ser um período para descansar mais, dormir bem e regular o sono, algo que você tentava fazer mas o trabalho não deixava.

Que tal aprender algo novo?

Não pode ser nada que exija mais de 15 dias de aprendizado, mas dá para ir adiante em muita coisa, concorda? Aprender a fazer bolo na caneca, por exemplo, ou uma receita nova de frango. Dá ainda para se iniciar em habilidades manuais como crochê ou bordado e saber se leva jeito ou não.

Meditação é uma boa pedida

Sendo uma quarentena isolada a saúde mental pode ficar abalada. Neste caso seria interessante trabalhar o psicologico com meditação. Pode ser, por exemplo, um período interessante para iniciar no Yoga. Ache um lugar tranquilo em casa, busque músicas na Internet e pratique!

Use a tecnologia a seu favor

São muitas as formas de se comunicar com outras pessoas sem sair de casa e não se sentir sozinho. Logo, aproveite este período para aprender formas novas ou usar as já existentes para novas conexões. Crie uma sala de bate papo e chamo os amigos para conversar em vídeo, por exemplo, ou ouçam músicas legais juntos e criem uma balada. Opções não faltam para superar a quarentena se divertindo.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*