Top

Qual a melhor atividade física para o corpo humano?

O corpo humano é uma máquina que necessita de manutenção, o que envolve uma série de diferentes necessidades. Portanto, quando pensamos qual a melhor atividade física para o corpo, estamos pensando mais em uma atividade que contemple diferentes esforços, para desenvolver e aprimorar diferentes funções.

 

A suposta melhor atividade física, teria que trabalhar diferentes grupos musculares, precisaria ser boa para a perda de peso, ao mesmo tempo que também ajudasse no desenvolvimento muscular e, como você já deve ter imaginado, isso não existe. É possível apontar alguns exercícios que de fato são essenciais, mas nunca apenas uma única atividade.

 

Uma outra questão a se compreender bem é o que pode ser considerado como o melhor exercício ou a melhor atividade física para o corpo? Afinal, existem diversos benefícios trazidos pelas atividades físicas como: perda de peso, prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco de diabetes e hipertensão, dentre outras. 

 

Vamos listar abaixo algumas atividades físicas que são excelentes para diversas funções, e que podem (e devem) ser incorporadas nos seus treinos diários.

 

1 – A natação poderia ser considerada como quase a melhor atividade física

 

Você já deve ter ouvido que a natação é um exercício super completo e que de fato utiliza boa parte dos músculos do corpo. Junto a isso ela oferece nenhum impacto em sua prática, por ser um exercício aquático e não traz problemas às articulações. Seu único déficit é relacionado a ganho de massa muscular, para o que realmente não é um exercício adequado.

 

Mas a natação se destaca por grande aumento de resistência física, melhora no condicionamento físico, aumento da frequência cardíaca, reduz drasticamente o risco de contração da diabetes de tipo 2, além de auxiliar na queima de gordura, perda de peso, e na prevenção ao acidente vascular cerebral. Tudo isto com apenas 45 minutos de prática por dia.

 

2 – A musculação pode também uma das práticas mais completas e benéficas no treino físico

 

A musculação visa trazer o aumento de massa muscular aos diferentes grupos do corpo humano, e para isso fará exercícios com o auxílio de pesos, halteres e como o peso do próprio corpo. A musculação é um treino excelente para o ganho de massa muscular e também para o ganho de força física, o que ajuda a todos os exercícios.

 

Junto a isso a musculação ajuda na perda de gordura corporal, o ganho de massa magra e também a queima de gordura visceral (uma das mais difíceis de serem eliminadas). A musculação também ajuda no tratamento de doenças crônicas como a artrite, o diabetes, doenças cardíacas e a obesidade.

 

3 – exercícios aeróbicos possuem diversos benefícios para o nosso corpo

 

As atividades aeróbicas são as que mais nos fazem perder peso, e por isso são anexadas a todo tipo de rotina de treino para auxiliar diversos processos. A caminhada, pular corda, exercícios com pulo, dança e corrida podem prevenir uma série de doenças em nosso corpo, como também podem aumentar a nossa resistência.

 

Estudos de diversas áreas apontam que as atividades aeróbicas, e mais específico as caminhadas e corridas, podem até mesmo aumentar a nossa longevidade, nos concedendo mais anos de vida, também uma memória melhor, sendo este fator uma grande vantagem na prevenção do Alzheimer.

 

O ideal para o corpo humano é a combinação de diferentes estilos de atividade física para a conquista de inúmeros benefícios. É preciso também estar feliz com o próprio corpo para desempenhar diversas atividades na vida, sendo o exercício um excelente manutentor de nossa autoestima e bem estar com a nossa aparência. 

 

Combine os exercícios que mais se adequam ao seu biotipo e necessidades, e comece com isso a ter uma vida muito mais feliz e saudável!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*