Top

Quais são os tipos de agachamento e para que servem?

O agachamento é um tipo de exercício que ajuda a definir os músculos do corpo e a manter a consistência física. Inclusive, os tipos de agachamento são muito conhecidos por definir e fortalecer a região das pernas e do bumbum.

Para se beneficiar com esse exercício físico, é preciso praticá-lo da forma correta, pelo menos 3 vezes por semana e de 10 a 20 minutos. Porém, para descobrir a consistência correta da prática dessa atividade física, é preciso passar por uma avaliação do profissional de educação física.

Há vários tipos de agachamentos, e eles possuem diferentes objetivos. Para descobrir tudo sobre esse exercício, continue acompanhando o nosso artigo. Afinal, fizemos um guia completo sobre essa atividade física!

QUAIS SÃO OS TIPOS DE AGACHAMENTO?

Existem vários tipos de agachamento, e os principais são estes:

SIMPLES

O agachamento simples é um dos mais comuns. Para fazê-lo, é preciso abrir as pernas, afastar os pés e se apoiar totalmente no chão. Depois, você deve dobrar os joelhos, jogar o quadril para baixo e empurrar os glúteos para trás. Por fim, estique as pernas e volte à posição inicial.

SUMO

O agachamento sumo é muito parecido com o agachamento simples. Para fazê-lo, é preciso afastar os pés, flexionar os joelhos e abaixar o quadril. Para realizar esse exercício com mais efetividade, você pode usar halteres ou kettlebells.

AFUNDO

O agachamento afundo é o queridinho para quem deseja definir e firmar os glúteos. Para fazer esse exercício físico, é preciso flexionar o joelho até a altura da coxa e ficar com o pé totalmente apoiado no chão. Depois desça o quadril lentamente e forme um ângulo de 90º graus. Por último, suba e volte à posição inicial.

Nesse tipo de agachamento, você pode colocar as mãos atrás da cabeça ou na cintura, ou até mesmo usar halteres para tornar o exercício mais efetivo.

PARA QUE SERVE O AGACHAMENTO?

O principal objetivo do agachamento é fortalecer e definir a região das pernas e do bumbum. Nesse exercício, são usados os músculos, as articulações e os tendões. Por isso, o agachamento é conhecido por trabalhar todo o corpo. Afinal, esse exercício físico consiste na flexão do joelho e no movimento de sentar e levantar.

Este são os principais benefícios proporcionados pela prática do agachamento:

  • Exercita todo o corpo;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Ajuda no tratamento de problemas de coluna;
  • Ajuda a realizar as atividades diárias com mais eficácia.

As vantagens de praticar o agachamento são bastante atrativas, afinal é possível ter muito mais qualidade de vida realizando esse exercício físico!

Para se beneficiar ainda mais com as vantagens do agachamento, você pode também praticá-lo utilizando halteres ou qualquer tipo peso. Assim, conseguirá obter muito mais resistência e consistência física.

Portanto, escolha algum dos tipos de agachamento acima e comece a praticar. Quando a prática virar rotina, você não vai mais querer parar!

E aí, gostou de descobrir quais são os principais tipos de agachamento e para que servem? Para saber mais informações sobre os exercícios físicos, continue acompanhando o nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*