Top

Quais exercícios ajudam a aliviar cólica menstrual?

Certamente você já ouviu dizer que os exercícios físicos possuem diversos benefícios, certo? Mas e que eles podem inclusive aliviar cólica menstrual? Você já sabia? Esse é um benefício da prática de atividades que com certeza vai ajudar muitas mulheres que sofrem com a cólica menstrual.

Criamos esse post para que você saiba como aliviar cólica através da prática de atividade física. Confira a seguir.

Como a prática de exercícios físicos ajudam a aliviar cólica menstrual?

A prática de exercícios físicos contribui para a liberação de endorfina, fazendo com que o organismo receba ações semelhantes aos de remédio contra dor. Além disso, há ainda a estimulação de produção de moléculas capazes de atuar contra a inflamação do organismo, o que contribui e muito nas dores durante do período menstrual.

Quais são os exercícios que ajudam a aliviar cólica menstrual?

Os exercícios para aliviar cólica costumam ser simples de executar e o melhor: podem ser realizados em casa. Veja quais são:

Torre

Esse é o exercício número um da lista para aliviar cólica e, além disso, ainda possui benefícios que vão além, como: fortalecer os glúteos e abdômen, alongar a cadeia posterior e melhorar a mobilidade da coluna.

Para realizá-lo, deite-se na posição decúbito dorsal com a coluna alinhada, braços e mãos apoiados na cama e os pés apoiados na barra ou em algum equipamento que possa substitui-la na altura do seu quadril. Em seguida, eleve o quadril e as costas de forma que o seu corpo se eleve lentamente e os joelhos permaneçam estendidos. Volte a posição inicial e logo em seguida repita o movimento devagar e sempre se atentando para sua postura.

Gato

Esse é mais um exercício que vai contribuir bastante para aliviar a cólica e ainda pode evitar problemas na coluna futuros.

Para realizá-lo, fique de quatro apoios no solo ou em superfície livre e apoie-se sobre as mãos e joelhos. Em seguida, curve a sua coluna de forma que o ápice das suas costas fique para o teto e o queixo fique próximo ao peito, contraindo os glúteos. Retorne a posição inicial e, em seguida, realize o movimento contrário: estenda a sua coluna, leve o peito em direção ao solo, o olhar em direção a parede e a curvatura contrária à primeira realizada. Ao finalizar, retorne a posição inicial e repita a série respeitando a postura e a sua respiração.

Sitting UP

Esse exercício tem como principal objetivo contrair e fortalecer os músculos abdominais e pode ser realizado em diferentes tipos de aparelhos. Mas atenção: caso você já apresente alguma dor nas costas, evite a execução desse exercício pois ele pode acabar agravando o seu quadro.

Para realizá-lo, deite-se com os braços e pernas estendidos ao lado do corpo e em seguida eleve os braços para cima da cabeça. Feito isso, tente levar os seus braços em direção aos seus pés buscando a posição sentada, sempre se atentando a deixar a coluna bem alinhada durante a execução do movimento. Feito isso, deite-se novamente e repita o movimento durante a série 10 repetições.

Macaco

Esse é mais um exercício que vai te ajudar a aliviar cólica e ainda tende a fortalecer o abdômen.

Para realizá-lo, deite-se de costas na cama com a coluna alinhada, joelhos flexionados e com as mãos apoiadas ao lado dos pés. Com os glúteos levemente para trás, faça a extensão dos joelhos como forma de levar o seu corpo em direção às penas. Volte a posição inicial lentamente e repita o exercício durante a série, sempre respeitando o movimento.

Caso você queira garantir melhor aproveitamento do Macaco e alongamento máximo, a dica que te damos é, além de realizar a sequência acima, é tentar empurrar seus calcanhares em direção ao teto.

E aí, gostou das dicas de exercícios para aliviar cólicas menstruais? Agora é hora de praticá-los para garantir mais saúde e bem-estar para seus dias.

Se você quiser um treinamento mais eficaz diante dos seus objetivos, não deixe de conhecer o SUA Trainer. Trata-se de um app de treinos online com acompanhamento profissional. Clique aqui e saiba mais.

Para mais dicas de treino, saúde e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog! Te esperamos por aqui.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*