Top

Outubro rosa: exercícios físicos na prevenção do câncer de mama

Outubro chegou e é muito comum de se ver por aí as campanhas do outubro rosa, uma maneira de incentivar as mulheres sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama.

Dentre as ações que são mais faladas e incentivadas estão a realização de consultas médicas e exames preventivos periodicamente além do autoexame que pode ser feito em casa e em poucos minutos.

Essas são sem dúvidas ações muito importantes e que devem ser tomadas por mulheres de todas as idades, não só durante a campanha do outubro rosa, mas também durante todo o ano. Mas… Você já ouviu falar que os exercícios físicos também podem auxiliar na prevenção do câncer de mama?

É isso mesmo. Além de todos os outros benefícios dos exercícios físicos que você já deve conhecer, realizar a prática de atividades regularmente vai te auxiliar na prevenção do câncer de mama. E nós te explicamos o motivo. Confira abaixo.

Campanha outubro rosa: por que as mulheres ativas têm menos chances de desenvolver o câncer de mama?

A prática de exercícios físicos regular é essencial para que as pessoas consigam reverter quadros de sedentarismo e obesidade e, por mais que não se saiba ao certo quais são as causas de determinados tipos de câncer, evitar esses dois fatores de risco será bastante benéfico a sua saúde e lhe poupará de diversas doenças que são desenvolvidas decorrente desses problemas.

Além disso, em alguns estudos recentes da campanha outubro rosa comprovou que a atividade física contribui para a decomposição do hormônio estrogênio, diminuindo as chances de desenvolvimento do câncer de mama principalmente no período da pós-menopausa.

Uma mulher na pós-menopausa que caminha cerca de uma hora diária possui 14% menos risco de desenvolver câncer de mama quando comparada a uma mulher, também na pós-menopausa, que caminha menos de três horas semanais.

As mulheres que já estão em tratamento da doença devem interromper as atividades?

Essa é uma resposta que deve ser avaliada junto a um profissional de saúde. Contudo, para aquelas que estão em perfeitas condições de continuar a prática de atividade física durante o tratamento e foram liberadas pelo médico que as acompanham, alguns dos benefícios serão: aliviar a dor e os efeitos colaterais ocasionados pela quimioterapia, manter a saúde mental em dia e aumentar a imunidade.

Algumas atividades indicadas para mulheres em tratamento do câncer de mama são: musculação e aeróbicos com o objetivo de aumentar o seu condicionamento físico.

E as mulheres que já tiveram câncer, devem continuar com os exercícios físicos?

Durante o outubro rosa nós também temos que lembrar do cuidado com as mulheres que já se curaram do câncer de mama, afinal, é de extrema importância que elas continuem averiguando sua condição de saúde para evitar a recorrência da doença.

E a prática de exercícios físicos também pode ser benéfica nessas situações. Mas o mais importante de ser avaliado pelas mulheres nessas condições é que elas precisam voltar a se exercitar de maneira gradativa, evitando uma atividade muito intensas logo no início e sempre seguindo as orientações profissionais.

Outubro rosa: quais são as atividades mais indicadas para auxiliar na prevenção do câncer de mama?

Para prevenir o desenvolvimento do câncer de mama e de diversas outras complicações de saúde você deve realizar qualquer atividade física, não havendo indicação de alguma específica. O mais importante é que seja regular, aproximadamente uma hora diária.

E aí, você conseguiu entender qual é a importância dos exercícios físicos para a prevenção do câncer de mama? Então aproveite a campanha de conscientização do outubro rosa e comece a se exercitar agora mesmo.

Caso você queira um estímulo a mais para a realização dessas atividades, não deixe de conhecer o SUA Trainer. Um aplicativo voltado para treinos online que vai te auxiliar bastante na prática de exercícios físicos de acordo com o seu perfil.

Para mais informações sobre saúde, bem-estar e treinos, continue acompanhando o nosso blog! Nos vemos por aqui.

 

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*