Top

O que é uma alimentação balanceada?

Sabemos que não é fácil mudar os hábitos alimentares, afinal eles são adquiridos durante a infância. Porém, é necessário ter consciência em relação à importância da alimentação balanceada e seguir um cardápio saudável.

O primeiro passo para ter uma alimentação mais balanceada é ter escolhas saudáveis na hora da refeição. Portanto, o ideal é dar preferência para verduras, frutas e legumes no momento de se alimentar.

Se você deseja obter uma vida mais saudável e quer saber como é possível ter uma alimentação balanceada, continue acompanhando o nosso post, pois falaremos sobre refeições saudáveis. Então, confira e saiba mais!

Alimentação balanceada: o que é?

A alimentação balanceada consiste no consumo de alimentos saudáveis. Para isso, é necessário consumir nutrientes, como proteínas, fibras, minerais e carboidratos. O ideal é que na sua refeição não falte nenhum desses nutrientes!

É importante também que a sua alimentação balanceada englobe o consumo de nutrientes, mantendo a saúde equilibrada e sem ocorrer o ganho de peso. Por isso, as pessoas precisam ter o acompanhamento de profissionais para estabelecer uma dieta e segui-la.

Uma boa dieta é capaz de fornecer os nutrientes necessários para o nosso organismo se manter saudável. Assim, os nutrientes podem ser transformados em energia para realizarmos as nossas atividades diárias.

Dicas para ter uma dieta saudável

Há excelentes dicas para você seguir e ter uma dieta saudável. Porém, é necessário ter bastante foco no momento de preparar o seu prato durante as refeições. Veja a seguir os nutrientes que você pode consumir durante as refeições e ter uma vida mais saudável:

  • Faça alimentações variadas, com diferentes nutrientes;
  • Evite ficar mais de 3 horas sem comer;
  • Inicie o dia se alimentando com leite, frutas frescas e cereais integrais;
  • Diminua o consumo de gordura;
  • Faça refeições simples e saborosas e fuja dos alimentos fritos;
  • Beba bastante água e evite refrigerantes e sucos industrializados;
  • Dê preferência para carnes magras e peixes.

Seguindo todas as dicas acima é possível fazer uma alimentação balanceada. Portanto, siga-as e mantenha a sua vida muito mais saudável!

Exemplo de prato balanceado!

Nada melhor do que um exemplo de prato saudável para iniciar a alimentação balanceada, não é mesmo? Veja a seguir uma boa dica para fazer igual com as suas refeições.

Divida o seu prato em quatro partes: uma parte com salada, outra com guarnição, outra com carnes, ovos e feijão e a última com arroz, macarrão, farofa e batata.

Na parte da guarnição, você pode colocar legumes refogados ou qualquer outro nutriente que você goste e combine com o seu prato. Já na parte da salada, você pode escolher 3 tipos de vegetais da sua preferência.

Esse é um excelente prato balanceado para ter uma alimentação mais saudável. Portanto, siga as nossas dicas e tenha uma vida muito mais equilibrada!

Além de seguir uma alimentação balanceada, faça também treinos diários de esportes que gosta. Isso pode te ajudar bastante a manter o organismo saudável.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações sobre dietas saudáveis, continue acompanhando o nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*