Top

O que é um treino de força e como fazer?

Muitas pessoas desejam ter um corpo atlético e atraente, porém nem sempre elas sabem o que é preciso ser feito para conseguir. Um dos exercícios físicos mais indicados para obter esse tipo de corpo é o treino de força. Isso porque essa atividade é capaz de fortalecer e aumentar os músculos do corpo.

Além de tornar o corpo mais atraente, esse treino é capaz de melhorar a consistência corporal, a coordenação motora e a qualidade de vida. Por isso, muitas pessoas têm buscado seguir um estilo de vida mais saudável e praticar exercícios físicos.

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto para obter uma melhor qualidade de vida, continue acompanhando o nosso post. Afinal, falaremos tudo sobre treino de força!

O que é um treino de força?

O treino de força é um exercício que ajuda a tornar os músculos mais fortes através de uma série de atividades. Nesses exercícios são trabalhados os músculos quadríceps, abdutores, adutores e glúteos, por exemplo.

Os exercícios com peso são a melhor forma de obter resistência e força corporal. Para iniciar esse tipo de exercício, você pode falar com um personal trainer, pois ele pode te ajudar a escolher as melhores séries de exercícios.

Estes são os principais benefícios proporcionados pelo treino de força:

  • Manutenção do tecido ósseo e dos componentes neurais;
  • Redução da quantidade de massa gorda;
  • Otimização dos processos metabólicos;
  • Melhoria das atividades de cognição;
  • Prevenção de doenças, como a osteoporose;
  • Retardo do processo de envelhecimento.

Nesse tipo de treino é possível ter redução da massa gorda em prol do aumento da massa magra. Além disso, o exercício é capaz de prevenir lesões e fortalecer as articulações e a musculatura. Isso ajuda na redução de dores articulares, por exemplo.

Algumas pessoas preferem fazer o treino de força e também incluir outros tipos de exercícios durante a realização da atividade física. Porém, cada corpo possui um biotipo de diferente e o ideal é seguir as recomendações de profissionais da área da saúde.

Como fazer esse tipo de treino?

O treino de força é composto por alta carga de peso, repetições e pouco descanso. Em geral, esses treinos são formados por 1 a 6 repetições e uso de 90% a 100% da carga máxima. Entre as repetições é necessário fazer repousos de 3 a 5 minutos.

O ideal é fazer essas séries com carga máxima. Portanto, se você perceber que a carga está leve, mude os pesos. Apenas dessa forma você conseguirá ter os resultados almejados nos treinos de força. Afinal, esse é um exercício de alta intensidade!

Já que esses treinos possuem alta intensidade, é importante não forçar muito o seu corpo. Faça os exercícios de treino de força de 2 a 4 vezes por semana, sempre alternando os dias. Isso ajuda os músculos a não ficarem cansados, fazendo com que tenham a recuperação necessária.

Se você forçar os seus músculos a fazerem esses treinos sem o cuidado necessário, podem ocorrer lesões musculares. Essas lesões podem impedir que você continue fazendo os exercícios por um longo período. Portanto, cuide do seu corpo da forma correta!

E aí, gostou do nosso artigo de hoje sobre treino de força? Para saber mais informações e dicas sobre vida saudável, continue acessando o nosso site!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*