Top

O que é saúde mental?

O cuidado com a alimentação e o corpo é sempre pregado por especialistas de educação física e médicos. Mas é a mente, como fica? Corpo e mente devem andar juntos. Por isso aprender mais sobre o que é saúde mental é tão importante quanto cuidar da alimentação e exames de rotina, por exemplo. Saiba mais a seguir.

Afinal, o que é saúde mental?

Engana-se quem pensa que está em dia com a saúde mental porque não possui nenhuma enfermidade. Seria, portanto, uma pessoa de mente saudável aquela sem doenças como esquizofrenia, bipolaridade ou depressão. Um engano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde da mente como um estado de ‘paz’. É um estado no qual a mente consegue apreciar o fato de estar vivo e ao mesmo tempo apreciar as próprias emoções. Em outras palavras, é estar bem consigo mesmo.

Outra forma de definir a saúde mental é a capacidade de lidar com seus sentimentos em equilíbrio, sejam eles bons ou ruins. Acredite, nem todos conseguem. Você já deve ter visto por ai alguém chorando em uma briga de trânsito ou por estresse na fila de um banco, por exemplo. Essas são pessoas que talvez não saibam o que é saúde mental e estejam com problemas.

Por que a saúde mental é tão importante?

O corpo humano foi projetado para ser uma máquina em perfeito equilíbrio tanto físico como mental. Por isso nossos sentimentos e sensações interferem no físico. Se estamos com medo, por exemplo, as mãos suam e o corpo fica trêmulo. Este é nosso corpo agindo com um desequilíbrio mental.

E não estar com a mente legal causa uma série de problemas. Talvez você não perceba mas não consegue dormir bem, come mal, a absorção de nutrientes é afetada e assim, o que seria apenas ‘uma coisa da sua cabeça’ na verdade pode afetar a sua saúde. Até mesmo a imunidade do corpo é comprometida!

Pessoas com a saúde mental afetada costumam ser estressadas e não aproveitam bem as belezas e coisas boas da vida. Podem também sofrerem com problemas de saúde graves como insonia, enxaqueca, náuseas e até quadros de doenças crônicas como depressão.

Como cuidar da mente?

Infelizmente não temos um medicamento em prateleira de farmácia pronto para cuidar da mente. Contudo, a receita é simples e gratuita se você sabe o que é saúde mental.

Para cuidar da saúde mental é preciso inserir bons hábitos no dia a dia, como:

  • Dormir bem – entre 6 e 8 horas por dia;
  • Comer bem – o mínimo para a sua idade, altura e peso para se manter nutrido e assim não sobrecarregar o corpo. O cérebro precisa de nutrientes para funcionar!;
  • Cultivar bons relacionamentos – aquelas pessoas que te levam energias negativas ou só te causam problemas deveriam ser repensadas;
  • Ter hobbies;
  • Reservar momentos na agenda para o lazer;
  • Praticar uma atividade física;
  • Fazer leituras positivas regulares.

Com hábitos simples no dia a dia é possível manter a saúde mental. E caso tenha mais sugestões ou dúvidas sobre o tema é só deixar nos comentários abaixo.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*