Top

O que é biotipo e em que ele influencia?

Alguma vez você já se perguntou o motivo de ter mais dificuldade de emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular do que outras pessoas? Essa é uma questão muito comum e ela tem total ligação com o biotipo de cada indivíduo. Mas afinal, o que é biotipo e qual é a influência que ele exerce sobre nosso corpo?

Vamos responder a essas questões aqui nesse artigo. Confira!

O que é biotipo?

Cada pessoa possui um tipo físico corporal diferente. Por exemplo, algumas pessoas são mais magrinhas, enquanto outras são naturalmente mais gordinhas e outras possuem um corpo com mais definição muscular mesmo sem se exercitar regularmente.

Entender o que é biotipo é essencial para que essas pessoas evitem algum tipo de frustração em relação ao corpo, já que biotipo é como classificamos os tipos físicos de corpo em relação à suas características.

Além das características físicas como magro, gordo ou atleta, a classificação também leva em consideração o perfil metabólico de cada ser humano, sendo que alguns têm o metabolismo mais acelerado e outras mais lentos.

No que o biotipo influencia?

Agora que você já entendeu o que é biotipo, deve estar se perguntando no que ele influencia, certo? Bom, como falamos, o biotipo está diretamente ligado com o tipo físico do corpo. Sendo assim, uma das principais influências do biotipo é no corpo em si.

Contudo, é importante saber que, mesmo que cada pessoa possua um tipo físico corporal, é possível atingir os resultados físicos esperados mesmo assim. Afinal, quando sabemos que nosso biotipo não é favorável para um corpo magro, por exemplo, seguimos um caminho específico e, mesmo que com um pouco mais de dificuldade, conseguimos chegar a esse objetivo.

Então, podemos dizer que, ao saber o que é biotipo, podemos influenciar positivamente em nossa, alimentação e rotina de treino para que nossas metas sejam alcançadas.

Quais são os biotipos existentes?

Cada biotipo possui suas características e particularidades então, além de saber o que é biotipo, é preciso entender as características de cada um deles para que você saiba identificar o seu e lidar de forma saudável com seu corpo.

Os três tipos existentes são:

  • Ectomorfo;
  • Endomorfo;
  • Mesomorfo.

Ectomorfo

O biotipo ectomorfo é aquele em que as pessoas são naturalmente magras. Além de serem magras, as pessoas com esse tipo físico geralmente também possuem ossos mais estreitos, quadris mais longos e ombros também estreitos.

A grande dificuldade dos ectomorfos é ganhar massa muscular ou até mesmo engordar. Apesar disso, quando uma alimentação saudável e adequada é seguida e aliada a exercícios físicos específicos, pessoas com o corpo ectomorfo tendem a ganhar músculos mais rapidamente do que pessoas com os outros biotipos.

Endomorfo

Já o endomorfo, possui características contrárias ao ectomorfo. No caso, pessoas com esse biotipo possuem ossos mais largos e são naturalmente mais cheinhas. A maior dificuldade está quando um endomorfo resolver emagrecer ou ganhar massa muscular.

Ambos os objetivos são alcançáveis, mas o treino precisa ser muito mais intenso seja para emagrecer ou hipertrofiar os músculos e a dieta deve ser bem regrada também.

Mesomorfo

O biotipo mesomorfo é o mais raro entre os três. As pessoas com esse tipo físico têm uma estrutura óssea grande, músculos mais fortes e têm naturalmente um tipo físico de atleta.

Quem possui esse tipo físico de corpo tem grande facilidade para ganhar massa muscular. No entanto se o objetivo é secar como o ectomorfo ou ficar mais cheinho como o endomorfo, pessoas com esse biotipo podem ter mais dificuldade.

E aí, se identificou em algum desses biotipos? Fique de olho no nosso blog para entender ainda mais sobre o assunto e saber como lidar com seu corpo!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*