Top

Novembro azul: exercícios físicos na prevenção de câncer de próstata

Novembro chegou! E junto dele, as campanhas de conscientização de câncer de próstata do Novembro Azul que sem dúvida alguma exerce uma importância tremenda na saúde masculina. Afinal, esse é o câncer de maior incidência entre os homens e campanhas como essa são bastante válidas para que as pessoas possam se cuidar mais.

E por falar em cuidado, resolvemos reunir nesse post a importância da atividade física na prevenção do câncer de próstata! É isso mesmo. Embora muitos não saibam, a prática regular de exercícios físicos podem contribuir até mesmo para a prevenção de doenças cancerígenas.

Quer saber como? Vem com a gente e continue a leitura!

Do que se trata a campanha novembro azul?

A campanha Novembro Azul surgiu a partir do conceito do Outubro Rosa e tem como finalidade promover e conscientizar os cuidados com a saúde masculina, em especial na prevenção do câncer de próstata.

Durante todo o mês, diversas instituições incentivam os homens a realizar exames preventivos e dentre outras ações para garantir mais saúde e bem-estar.

Qual é a melhor forma de se prevenir do câncer de próstata?

O mais indicado é que os homens façam o exame preventivo periodicamente para avaliar as suas condições e realizar um diagnóstico precoce. Todavia, existem outras formas que, aliados ao exame, ajudam a prevenir e até mesmo a curar a doença. Como por exemplo: a prática de exercícios físicos.

Qual é a relação dos exercícios físicos com a doença?

Se compararmos a incidência do câncer de próstata em homens saudáveis e ativos e homens sedentários, iremos perceber uma diferença bastante considerável no que se diz respeito aos que praticam alguma atividade física, chegando a 30% de diminuição de óbitos de homens ativos e até 60% menos chances de ocorrer a doenças em homens que praticam atividade física e possuem menos de 65 anos.

Ou seja, dá para perceber que a prática de exercícios físicos é realmente eficaz para a prevenção e cura do câncer de próstata, certo? Mas… E referente aos tipos de atividades? Há alguma limitação?

Bom, sim e não. No caso de homens saudáveis, que ainda não foram diagnosticados pela doença e que desejam apenas preveni-la, a resposta é não. O ideal é que ele escolha alguma atividade de seu agrado e realize constantemente para usufruir não apenas esse benefício, mas todos os outros benefícios que a atividade física proporciona.

Mas quando estamos nos referindo de um paciente que já foi diagnosticado com o câncer, é necessário ficar atento e averiguar com o médico qual a atividade física mais indicada neste caso. Neste caso, nossa dica é realizar alguma atividade aeróbica leve a moderada por, pelo menos, 15 minutos por dia, sempre com aval e acompanhamento médico.

Bom, esperamos que você possa ter entendido qual é a relação dos exercícios físicos na prevenção do câncer de próstata e que principalmente use a campanha do Novembro Azul para se cuidar.

Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, não deixe de comentar aqui no post para que possamos esclarecê-la.

Ah, e se quiser mais dicas e informações a respeito de saúde, bem-estar e vida fitness, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos vemos por aqui!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*