Top

Mesomorfo: quais são as características desse biotipo?

Você sabe quais são os 3 biotipos físicos existentes e o que cada um deles representa? Eles são o Ectomorfo, o Mesomorfo e o Endomorfo. Cada um desses tipos físicos possui características próprias referentes à estrutura corporal das pessoas. Por exemplo, o Ectomorfo é o biotipo de pessoas “naturalmente magras”, enquanto o Endomorfo é o biotipo de pessoas que tendem a ganhar peso com mais facilidade.

E o Mesomorfo? Você sabe quais são as características físicas das pessoas com esse biotipo? Leia esse post e descubra se o seu biotipo é este!

O que é o biotipo Mesomorfo?

Enquanto os Ectomorfos têm facilidade para emagrecer e dificuldade para ganhar peso, e os Endomorfos têm facilidade para engordar e dificuldade para perder peso apesar de conseguir ganhar massa muscular, os Mesomorfos estão exatamente no meio termo.

O biotipo Mesomorfo é aquele no qual as pessoas têm características mais atléticas. Ou seja, são pessoas que tendem a ser fortes com bastante musculatura e, ao mesmo tempo, elas conseguem se manter magras.

A porcentagem de pessoas com este biotipo é relativamente baixa quando comparada aos outros dois. Tanto é que, geralmente, essas são as pessoas com fama de sortudas pelo biotipo que têm!

Algumas outras características do biotipo mesomorfo são:

  • Os mesomorfos possuem porte físico de atleta;
  • Os músculos são bem definidos;
  • A padronagem do corpo é mais retangular;
  • Os ombros e quadris são proporcionais;
  • Têm facilidade para hipertrofia muscular;
  • Podem engordar com facilidade, mas não têm dificuldade para emagrecer.

Embora o corpo dos mesomorfos seja naturalmente proporcional e atlético, para manter essa estrutura é preciso ter uma alimentação equilibrada aliada com exercícios físicos com regularidade!

Quais são os maiores desafios deste biotipo?

Talvez você esteja pensando que não existem grandes desafios para pessoas com o biotipo Mesomorfo, mas isso não é verdade! Mesmo que as pessoas com este biotipo já tenham um corpo mais atlético e bastante facilidade em ganhar massa corporal, manter o peso e não engordar pode ser um pouco difícil.

O metabolismo dos mesomorfos é um pouco acelerado sim, mas não tanto quando o dos Ectomorfos. Portanto, há grandes chances de engordar caso não se mantenha uma alimentação balanceada e uma boa rotina de treinos.

Na alimentação, a dica é não extrapolar para mais e nem para menos. Já nos exercícios físicos, o ideal é aliar os exercícios cardiovasculares com os exercícios com peso. Dessa forma, a pessoa com biotipo Mesomorfo consegue manter os músculos definidos ou ganhar mais massa muscular ainda, e manter o peso ou até mesmo, perder gordura.

É claro que antes de iniciar qualquer dieta ou antes de começar a praticar exercícios físicos, é preciso consultar seu médico(a), nutricionista e, é claro, um professor ou coach de Educação física para evitar qualquer tipo de problema! Afinal, algumas pessoas possuem algumas limitações e restrições na alimentação e nas atividades físicas, seja por doenças, lesões, idade, ou qualquer outra coisa.

Você conseguiu identificar se o seu biotipo é o Mesomorfo? Então continue de olho no blog para ler mais conteúdos sobre todos os biotipos!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*