Top

Mente sã, corpo são: como a mente influencia na saúde do corpo?

É um erro comum separar a saúde física da mental. O nosso organismo funciona como uma máquina em sincronia perfeita, e isso vale tanto para a mente sã como o corpo também. Os dois precisam andar lado a lado. E quando não andam há problemas físicos sérios. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O poder incrível da nossa mente!

Cada órgão funciona de forma individual e independente. Seu coração pode estar trabalhando mais rápido mas o fígado continua lento, por exemplo. Cada um faz a sua parte. Mas há o grande controlador de todos: a sua mente.

A mente humana é a grande responsável por controlar todo o funcionamento do organismo. É ela quem envia o comando para a sua perna mexer, por exemplo. É ela quem determina também que você está cansado o suficiente para não mais fazer exercícios físicos hoje.

A capacidade total da mente humana ainda não foi descoberta. Estima-se que usamos apenas 10% do nosso cérebro, o que não nos deixa saber ao todo o que poderíamos fazer usando a plenitude.  Mas com estes 10% já fazemos muita coisa, hein? Com esse pequeno percentual podemos controlar o nosso corpo de formas incríveis.

Como a mente influencia na sua saúde?

Já é bastante divulgado na mídia que precisamos de uma mente sã para ter uma saúde corporal plena. Mas você sabe o que isso quer dizer de verdade? Compreende como a saúde mental pode influenciar diretamente o seu orgasmo? Reunímos alguns exemplos interessantes a seguir.

A ansiedade pode alterar a pressão arterial

Algumas pessoas não possuem problemas cardíacos mas, em vários momentos, apresentam a pressão arterial alterada e sem doenças aparentes. A ansiedade pode causar alteração na pressão arterial e esta é uma condição clínica puramente mental.

Pode-se sentir dores que não existem

Uma mente sã funciona com tanta força quanto uma mente doente. Em outras palavras, do mesmo jeito que você vê algo muito bom em uma atividade física pode enxergar algo ruim e atrapalhar seu treino. Pode, por exemplo, sentir dores fortes na perna quando na verdade não há problema algum.

Neste caso estamos lidando com dores psicossomáticas, as quais existem apenas na nossa cabeça. Elas deixam alguém fisicamente doente e incapaz sem qualquer doença diagnosticada. Para saber se é este o caso é preciso fazer exames (as vezes bem dolorosos).

O reflexo no espelho pode ser alterado

Alguns transtornos mentais modificam a forma como alguém se vê diante do espelho. Ele ou ela se acha muito gordo ou muito magro, e isso altera toda a percepção sobre si mesmo e a saúde. Muitas pessoas entram em depressão por não se agradarem com o próprio corpo ou comem compulsivamente, alterando o estado físico por algo que está apenas na mente.

Se você acredita que é capaz já é de grande ajuda

Todo mundo conhece alguém com medo de tentar um esporte novo ou um provar prato de um restaurante por ter medo. O medo é algo totalmente mental e em muitos momentos infundado, além de um grande limitador de algumas práticas. É por meio dele que somos impedidos de ousar mais.

Há o medo positivo com certeza, como aquele de pular de um avião em pleno vôo sem paraquedas. Mas há o medo negativo, como aquele de ir ao médico para tratar doenças ou investigador sintomas. As vezes o medo pode ser uma grande barreira para a saúde.

Manter a mente sã é importantíssimo!

O cuidado mental é tão importante quanto o físico. Já sabemos que ela altera diretamente o corpo e até pode mascarar doenças sérias por alterar ou criar sintomas. Manter a mente sã, portanto, é cuidar da saúde física também.

No Comments
Add Comment
Name*
Email*