Top

8 dicas valiosas para manter a saúde mental

Não é incomum encontrar pessoas que não dão atenção à saúde mental. Pessoas as quais se sentem cansadas, dormem mal mas não compreendem que manter a saúde mental é tão importante quanto a do físico. Quem já entende essa relação pode se deliciar com as dicas que selecionamos em nosso artigo.

A importância de manter a saúde mental no positivo

Ser mentalmente saudável pode fazer toda a diferença quando se trata de qualidade de vida. Um dos primeiros exemplos é a sensação de bem estar sentida. É como se você nunca tivesse se sentido tão bem. .

Entenda que seu físico não funciona sem a mente. Entenda ainda que quando seu corpo não funciona bem a sua mente não fica legal. Você sente cansaço mental quando, por exemplo, está com febre. Logo, os dois andam lado a lado.

E se não existe como separar mente e corpo e a gente só se sente saudável quando está com a saúde mental em dia, por que ignorar isso? É só cuidar da mente como se cuida do corpo: com carinho e atenção no dia a dia.

O que fazer para manter a saúde mental?

Se você já entendeu a importancia de manter a saúde mental legal então temos oito dicas muito importantes para serem seguidas. Você pode:

1 – Escolha melhor seus alimentos

Evite fast food porque eles não tem nada a te oferecer. Coloque na sua dieta alimentos ricos em vitaminas responsáveis por ajudar seu corpo a funcionar melhor. Será uma tarefa a menos para a sua mente, que deixará os órgãos funcionando com energia de sobra e não de menos.

2 – Mantenha uma rotina de sono tranquilo

O sono é um dos grandes responsáveis por manter a saúde mental legal. Em outras palavras, durma bem. Isso quer dizer um sono durando entre seis e oito horas por dia.

Para ajudar seu corpo a fazer isso tente dormir todos os dias na mesma hora. Costuma funcionar bem com jovens e adultos.

3 – Evite o stresse

O estresse afeta diretamente a saúde mental. As vezes é impossível de evitar, sabemos disso, mas pode-se pensar em formas menos danosas de lidar com problemas.

4 – Trabalhe a sua ansiedade

Pessoas ansiosas sofrem com sintomas fisicos e psicologicos. Podem perder o sono fácil, afetando a parte física de sua saúde também. Para evitar tudo isso o melhor é aprender a controlar a ansiedade.

Um psicologo pode ajudar nesta empreitada na busca do auto conhecimento por manter a ansiedade longe. Em muitos casos é apenas uma questão de aceitar o destino com pensamento positivo.

5 – Não foque em fatos tristes

Na vida enfrentamos situações boas e ruins e isso é imutável. Também não é culpa nossa. Cabe a cada um escolher no que focar para manter a saúde mental.

6 – Divirta-se mais

O riso é responsável por liberar a endorfina, o hormônio da felicidade. Também é um exercício para os músculos do rosto e limpa a mente do estresse. É considerado uma terapia gratuita a ser aplicada em qualquer situação. E funciona!

7 – Inclua na rotina atividades prazerosas

Na lista de atividades do dia devemos ter momentos obrigatórios como o trabalho para pagar as contas. Mas por que não algo que te der prazer? Uma pausa ao menos uma vez na semana para fazer algo que gosta será o grande diferencial para a qualidade de vida. Um pilates, por exemplo, yoga, ou qualquer outra atividade responsável por uma sensação de prazer incrível.

8 – Busque o auto conhecimento

Saber seus limites te fará fugir de situações estressantes, problemas e eliminar a ansiedade de sua rotina diaria. Também pode te deixar mais confiante, portanto, auxiliando na manutenção da saúde da mente.

As dicas acima são apenas algumas das infinidades de possibilidades para manter a saúde mental. Caso você tenha mais truques apreendidos com vivências pessoais não os despreze. Cada um deve encontrar uma maneira de lidar com seus problemas na busca de uma vida saudável e melhor aproveitada.

No Comments
Add Comment
Name*
Email*