Top

Lesões musculares: saiba como evitar treinando sozinho!

Em tempos de isolamento social muitas pessoas optaram por fazer exercícios sozinhos em suas próprias casas para não abandonar a rotina de treinos. Embora movimentar o corpo e praticar atividades físicas façam muito bem para a saúde, é preciso redobrar a atenção nos treinos em casa para evitar lesões musculares!

Evitar essas lesões é essencial para que você não sinta dores, mantenha seu bem-estar e claro, consiga continuar treinando. Afinal, uma lesão pode custar alguns dias de repouso dependendo do caso. Portanto, preparamos este conteúdo completo para te ensinar como treinar sozinho(a) e de forma adequada.

O que causa as lesões musculares?

Existem várias possíveis causas para o surgimento das lesões musculares, assim como também existem tipos variados de lesões. Entre os motivos mais comuns para que elas surjam estão:

  • O retorno às atividades físicas após um longo período sem praticá-las;
  • a reincidência de lesões que já foram tratadas antes;
  • o mau preparo antes e depois dos exercícios;
  • má alimentação;
  • intensidade de exercícios muito alta.

Já os tipos de lesões musculares são: contusão muscular, Dor Muscular Tardia (DMT), laceração muscular e estiramento muscular. O tipo de lesão que alguém tem, varia de acordo com sua origem. Por exemplo, o estiramento muscular é causado pelo excesso de esforço físico. Por outro lado, a DMT acomete frequentemente pessoas que inciam atividades físicas depois de terem ficado muito tempo sem praticar exercícios.

Como evitar as lesões?

Mesmo que já esteja completamente habituado(a) com exercícios físicos, é importante tomar determinados cuidados na hora de praticá-los sozinho. Separamos a seguir, algumas dicas e cuidados que você precisa para evitar qualquer tipo de lesões musculares. Confira!

  1. Sempre se alongue

    Se alongar antes e depois de praticar exercícios físicos aumenta a flexibilidade dos músculos e os prepara para fazer os movimentos sem que você se machuque.

  2. Varie os tipos de exercícios

    Tente variar os tipos e intensidades dos exercícios. Ou seja, se você trabalhou um grupo muscular em um dia, trabalhe outro grupo muscular no dia seguinte. Dessa forma, a sobrecarga muscular é evitada.

  3. Não faça esforço em excesso

    Principalmente nos casos de iniciantes, é importante evitar fazer muito esforço. Afinal, como já citamos acima, o excesso de esforço pode causar lesões musculares como o estiramento muscular.

  4. Comece aos poucos

    Nunca pule etapas. Se você está há muito tempo sem treinar ou nunca treinou na vida, comece devagar e vá aumentando a intensidade dos exercícios físicos quando seu corpo estiver preparado.

  5. Tenha uma alimentação saudável

    A alimentação saudável é imprescindível para evitar lesões musculares. Ao ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, seus músculos ficam mais fortes e saudáveis.

  6. Procure ajuda profissional

    Sabemos que, com o isolamento social, é difícil se exercitar com um personal trainer. Porém, existem plataformas de treino online, como a SUA, que te entregam treinos completos com base no seu objetivo, no seu tipo físico e no seu estilo de vida.

E aí, gostou das dicas sobre como evitar lesões musculares? Fique por dentro das melhores dicas do mundo fitness acompanhando o nosso blog! Sempre trazemos informações valiosas sobre o assunto.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*