Top

Por que não deixar o treino de perna masculino de lado?

Se tem uma coisa que é bastante diferente entre o treino de homens e de mulheres é em relação aos membros inferiores. Enquanto as mulheres adoram treinar as pernas e glúteos para garantir a tonificação dos músculos, os homens já não veem muito sentido no treino de perna masculino e por muitas vezes acabam deixando-o de lado.

Mas o que vamos te falar é que treinar perna vai muito além da definição dos músculos e ignorar esses exercícios pode ser um grande erro. Pense bem: as pernas são as grandes responsáveis por transportar todo o nosso peso e, se porventura elas não forem fortalecidas, além de ficar com o corpo desproporcional, você ainda poderá ter outros malefícios, como: prejudica sua mobilidade e sua postura e causa dores nas costas.

Portanto, resolvemos reunir nesse post quais são os motivos que fazem com que o treino de perna masculino não deve ser deixado de lado. Confira a seguir.

Motivos que justificam a importância do treino de perna masculino

Já falamos anteriormente que ignorar o treino de perna pode te proporcionar malefícios. Mas… E caso você opte por realizar os exercícios voltados para os membros inferiores, você sabe quais benefícios você pode ter? Veja só:

Auxilia no emagrecimento

Nas pernas estão localizados alguns dos maiores músculos do corpo, como por exemplo o quadríceps. Portanto, fazer exercícios que envolvem esses grandes grupos colaborará para um alto gasto calórico durante a atividade física e para manter seu metabolismo acelerado após o treino.

Aumenta a produção de testosterona

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Strength  and  Conditioning  Research, realizar agachamento e leg press (exercícios conhecidos do treino de perna masculino) aumenta o estímulo de produção de testosterona e GH (hormônio do crescimento).

E, caso você não saiba, manter estes hormônios elevados no organismo é essencial para um melhor resultado durante o treino dos membros inferiores, como: peito, braços, costas, ombros. Portanto, este é sem dúvidas um dos grandes benefícios do treino de perna masculino.

Evita as dores nas costas

Ao treinar perna, você poderá garantir maior estabilidade para a sua coluna e sustentação para a lombar, diminuindo a incidência de dores nas costas e assim melhorando o seu bem-estar diário.

Mantém a simetria do corpo

Você já viu algum homem que possui o corpo enorme e as pernas fininhas? Pois bem… Esse é o resultado da má distribuição de tempo nos treinos, quando a pessoa só trabalha os membros superiores e esquecem de dar atenção ao treino de perna masculino.

Quando o treino de pernas também é levado em consideração, essa assimetria não costuma acontecer, garantindo um melhor equilíbrio e proporcionalidade ao corpo.

Evita lesões em outros esportes

As pernas são os membros mais exigidos em atividades como futebol, vôlei, corrida e ciclismo. Portanto, quando você as fortalece, você diminui consideravelmente a chance de se lesionar durante a prática de atividades físicas.

Facilita a execução das tarefas no dia a dia

Manter um bom ritmo de treino de perna masculino pode te ajudar com as tarefas do dia a dia, como: agachar, sentar, levantar, pular, ficar na ponta dos pés, etc. sem precisar se cansar ou sentir algum incômodo, por exemplo. Lembre-se: as pernas são, de fato, as responsáveis pela execução de todos esses movimentos e para fazê-los é de extrema importância que seus membros inferiores estejam saudáveis e preferencialmente fortalecidos.

Esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os principais motivos de manter o treino de perna masculino na sua rotina. Em caso de dúvidas sobre o assunto, basta comentar aqui no post que nós te esclarecemos.

E se você quiser o auxílio profissional para a montagem de uma ficha de treinos voltada para seus objetivos, não deixe de conhecer o SUA Trainer. Clique aqui e conheça!

Para mais informações e dicas a respeito de treinos, dieta e vida fitness, continue acompanhando o nosso blog. Nos vemos por aqui!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*