Top

Hormônios da felicidade: quais são e como estimulá-los no treino?

Ser feliz é um estado de espírito, correto? Em parte. Também é uma questão biológica. A sensação de prazer que sentimos em alguns momentos é causadas pelos mágicos hormônios da felicidade. Como eles funcionam e como estimular a sua produção é o que você descobre a seguir.

O que são os hormônios da felicidade?

Os hormônios são substâncias produzidas por nosso sistema endócrino responsáveis por controlar o nosso corpo. Essas substâncias são produzidas naturalmente em um organismo saudável. São responsáveis por estimular algumas funções no corpo como regular a insulina do corpo, por exemplo.

Mas há um grupo especial deles muito querido por atletas. São os hormônios da felicidade, substâncias responsáveis por aquela gostosa sensação de prazer pós treino. Elas na verdade estão em diversos momentos de nossa vida, como depois de uma dança na festa ou atividad sexual.

Quais são os hormônios da felicidade e o que eles fazem?

Na verdade a lista é um pouco grande de hormônios da felicidade porque há algumas substâncias responsáveis por deixar nosso corpo com aquela sensação maravilhosa prazer por um tempinho. Contudo, alguns são muito queridos depois de uma atividade física e procurados. São eles:

Serotonina

Apesar de ser produzida em diversas partes do corpo é no intestino que temos a maior produção de serotinina. Ele é um dos que regula o nosso humor e atividades básicas como a circulação sanguínea e o sono, por exemplo. Sua ausência é responsável pela insônia. Muitos dos medicamentos no mercado com esta finalidade estimulam a sua produção de serotonina.

Dopamina

Se sua memória está boa então possivelmente a produção de dopamina está em ordem. Este hormônio estimula a nossa concretização de tarefas, estimulando então no dia a dia.

Endorfina

Aquela sensação de torpor e relaxamento sentida após uma corrida de rua ou sessão de musculação vem dela, a endorfina. Ela é quem faz a gente se sentir satisfeito e pleno ao sair de uma academia, aliviando o stresse. Também é produzida em grande quantidade após o ato sexual.

Ocitocina

Se você está se sentindo nervoso demais e ansioso no dia a dia é porque a ocitocina não está legal. Este é um dos hormônios da felicidade mais queridos porque quando liberado deixa a pessoa calma, tranquila e segura. Também é conhecido como “o hormônio do amor” por este efeito de segurança.

Como estimular os hormônios da felicidade

Naturalmente produzimos todos esses hormônios da felicidade, as vezes em maior quantidade e as vezes em menor. Contudo, sempre é interessante ir além e tentar regular naturalmente essa produção para se sentir cada vez melhor. Isso pode ser feito com algumas medidas, como:

  • Corrida de rua – a intensidade ajuda a liberar endorfina, por isso a sensação boa ao final do treino;
  • Tomar banho de sol – estimula a produção de endorfina;
  • Meditação – pode ser durante uma aula de yoga ou como atividade solo, estimulando a produção de serotononina;
  • Um alongamento em casa;
  • Tomar banho com água fria – libera endorfina;
  • Sair com os amigos – libera endorfina;
  • Sessões de acumpultura – podem trabalhar todos os hormônios da felicidade juntos.

No dia a dia é possível estimular os hormônios da felicidade com práticas de curto tempo. Tocar um instrumento musical, por exemplo, se você já tiver prática ajuda na liberação dessas boas sensações que só o nosso corpo pode oferecer de forma completamente natural. Aproveite!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*