Top

Hipertrofia: o tamanho faz diferença?

Muitas pessoas desejam ganhar massa muscular, mas não conseguem obter os resultados desejados. Na maioria das vezes, isso ocorre porque os treinos realizados não ativam a hipertrofia do seu corpo.

Em alguns casos também, essas pessoas podem até realizar bons treinos, mas não costumam manter uma alimentação saudável na rotina, e isso afeta bastante os resultados finais.

Se você ficou curioso para saber como ganhar massa muscular e quais são os benefícios da hipertrofia para o seu corpo, continue acompanhando o artigo.  Afinal, explicaremos tudo o assunto!

Qual a definição de hipertrofia?

A hipertrofia consiste no ganho de massa muscular – o que modela e desenha o corpo – através de treinos de resistência específicos, como a prática da musculação.

Nesse caso, o tamanho do corpo faz diferença. Isso porque a hipertrofia gera o fortalecimento muscular, aumentando o tamanho dos seus músculos e a força e a capacidade do seu corpo!

A hipertrofia é muito mais do que estética, pois representa também o aumento da sua consistência corporal. Por isso, o tamanho do seu corpo equivale à sua capacidade de força e resistência!

Vale lembrar que a hipertrofia é conquistada através de treinos que geram o crescimento e o aumento do músculo, e uma alimentação regrada!

O que acontece no processo de hipertrofia?

No processo de aumento do músculo, ocorre o seguinte com o seu corpo: durante os esforços dos exercícios, os seus músculos sofrem uma espécie de “estresse muscular”, o que aumenta o seu volume.

A prática da musculação é o método mais eficaz para obter massa muscular e aumentar o tamanho do seu corpo, ou melhor, aumentar a sua capacidade de força e resistência.

Treinos que ativam o aumento do músculo!

Há treinos específicos que ativam a hipertrofia, mas todos os organismos são diferentes, e por isso não reagem da mesma forma. Em geral, a hipertrofia é ativada quando chegamos ao nosso limite, o que muitas vezes provoca dores musculares.

Os treinos precisam ativar a sua tensão metabólica e mecânica. A primeira consiste na resistência do seu corpo aos treinos pesados e a segunda se refere à “sensação de queimação” que sentimos quando treinamos com muito peso e de forma repetitiva.

Para fazer um excelente treino e obter aumento da massa muscular é necessário que você tenha bastante foco e disciplina, pois os resultados são obtidos ao longo do tempo.

Os treinos de hipertrofia mais conhecidos são estes:

  • Treino Hiit: esse treino é de alta intensidade e serve para ganhar massa muscular rapidamente. O treino exige o máximo esforço do seu corpo e possui baixa quantidade de exercícios;
  • Stronglifts 5×5: esse exercício tem o objetivo de aumentar o peso a cada treino, gerando o aumento progressivo dos resultados. Vale lembrar que esse treino foi desenvolvido por Reg Park, o grande treinador de Arnold Schwarzenegger;
  • HST: nesse treino é necessário usar altas cargas de peso, com aumento progressivo. Em geral, o treino é realizado a cada 48 horas por conta do estímulo crônico.

E aí, gostou de descobrir várias informações sobre massa muscular? Para saber mais informações do mundo fitness e cuidar ainda mais da sua saúde, continue acessando o nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*