Top

Exercícios para gestantes: o que pode ou não fazer?

Quando se trata de exercícios para gestantes é preciso ter muito cuidado, pois, embora já seja comprovado que se exercitar durante a gestação pode garantir mais saúde para a mamãe e o bebê, há alguns cuidados que devem ser tomados.

Algumas perguntas que você deve buscar respostas antes de se exercitar são: “será que posso me exercitar?”, “há alguma atividade física específica que é mais indicada para mim?”, “se eu realizar exercícios para gestante corro algum risco? E o meu bebê?”.

Confira as nossas dicas abaixo para mais informações sobre o assunto. 🙂

Dicas de exercícios para gestantes

Saber quais exercícios para gestantes fazer e principalmente com qual frequência e intensidade é ideal para garantir a saúde e bem-estar da mamãe e do bebê.

Pensando nisso, reunimos uma lista com os principais exercícios para gestantes e as recomendações sobre cada um deles. Veja a seguir:

Hidroginástica

Essa é sem dúvidas um dos exercícios para gestantes mais indicados, desde que acompanhada com um profissional capacitado e com a liberação médica. Dentre os seus benefícios estão: ganho de resistência muscular e força e melhoria do sistema cardiovascular, o que contribuirá bastante para uma gestação saudável.

Além disso, a execução dos exercícios costuma ser facilitada e agradável tendo em vista que a água irá tirar o peso corporal e reduzirá o impacto, tornando o exercício para gestante mais leve.

Musculação

A musculação é importante para o fortalecimento do corpo todo e diferente do que muitos imaginam, também está na lista dos exercícios para gestantes liberados durante a gestação. Portanto, é importantíssimo ter bastante cuidado durante a execução dos exercícios e estar sempre atenta aos níveis da pressão arterial e frequência cardíaca, esta que não deve passar dos 140 por minuto.

Se a mamãe optar por realizar a musculação, o mais indicado é contar com o auxílio de um profissional capacitado durante os treinos ou ao menos solicitar a montagem que possua exercícios para gestante. Ah, e claro: não se deve esquecer também de pedir a autorização do médico.

Ioga

A ioga também é um dos exercícios para gestantes mais queridinhos pois tende a melhorar a respiração, fortalecer a pelve e controlar a ansiedade da futura mamãe, que, inclusive, durante a gestação costuma ser alta.

Há escolas que possuem inclusive aulas específicas para gestantes, mas em caso de aulas normais, é indispensável avisar ao professor sobre a gravidez para que ele possa passar exercícios mais leves e compatíveis com a anatomia de grávida.

Alongamento

Com a evolução da gravidez, ocorrem mudanças em relação à gravidade e ao centro de equilíbrio da mulher, e para que não haja dores ou desconfortos decorrentes desses fatores, é essencial que a mamãe faça alongamentos com ou sem inclusão de outros exercícios para gestantes.

Caminhada

A caminhada é sem dúvidas um dos melhores exercícios para gestantes e umas das maiores indicações de toda a gravidez! Desde o início até o fim dela. E o motivo disso é que, além dos benefícios gerais que o exercícios pode te proporcionar, como: redução da pressão arterial e controle de peso, caminhar-se durante a gestação fará com que a mulher melhore a dilatação e o bem-estar.

Corrida

Diferente da caminhada, correr durante a gestação é situação de alerta! E isso vale não apenas para a corrida como também para quaisquer outras atividades de impacto (como jump, step, etc.). E isso se dá devido às chances aumentadas de quedas, torções, rompimentos de ligamentos e outros.

Mas atenção: não estamos dizendo que esta atividade é terminantemente proibida, só que é ideal que a gestante redobre a atenção e que tenha acompanhamento profissional durante as atividades.

Quando os exercícios para gestantes não é indicado

Mesmo que existam diversos benefícios nos exercícios para gestantes, é indispensável que a mamãe passe pela avaliação do médico para garantir que a prática da atividade não irá fazer mal para ela ou para o bebê.

Confira algumas situações em que os exercícios para gestantes são contraindicados:

  • Doença cardíaca descompensada;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Sangramento uterino;
  • Pressão alta;
  • Trombose;
  • Embolia pulmonar recente;
  • Doença infecciosa aguda;
  • Incompatibilidade de fator Rh;
  • Suspeita de estresse fetal;
  • Risco de parto prematuro;
  • Paciente sem acompanhamento pré-natal

E aí, conseguiu entender a importância e quando você deve praticar ou não exercícios durante a gestação? Então agora é hora de buscar acompanhamento profissional para garantir a prática de exercícios para gestante mais segura e eficaz.

Caso você queira exercitar-se de casa, não deixe de conhecer o SUA Trainer. Um aplicativo onde você terá o auxílio de profissionais da educação física para criar o treino com exercícios para gestantes de acordo com suas condições e objetivos e ainda poderá tirar dúvidas sempre que preciso.

Para mais dicas sobre treinos, saúde e bem-estar, basta continuar nos acompanhando aqui no blog. Até a próxima!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*