Top

Exercícios para endomorfo: como adaptar o treino ao seu biotipo?

Você já ouviu falar em biotipos? Em resumo, existem três biotipos diferentes, o endomorfo, o ectomorfo e o mesomorfo. Cada um deles possui características físicas e fisiológicas próprias. Isso significa que pessoas com biotipos diferentes, precisam praticar exercícios físicos diferentes. Nesse post, vamos falar sobre os exercícios para endomorfo. Então, se esse é o seu biotipo e você quer saber como atingir seus objetivos, esse post foi feito para você!

O que é o biotipo endomorfo?

Como mencionamos anteriormente, existem três tipos físicos que determinam as formas do corpo e algumas outras características. Enquanto o biotipo ectomorfo é conhecido pelas pessoas “naturalmente magras” e o mesomorfo pelas pessoas “naturalmente atletas”, o endomorfo é conhecido pelas pessoas que possuem dificuldade para perder gorduras corporais.

Sendo assim, podemos definir o biotipo endomorfo como o biotipo de pessoas com o corpo mais cheio e com muitas curvas. Além disso, pessoas com o biotipo endomorfo têm mais dificuldade para emagrecer, já que possuem um metabolismo lento e, consequentemente, acumulam muita energia que, mais tarde, se transforma em gordura. Portanto, para que os indivíduos com esse biotipo percam peso é preciso seguir uma dieta específica e praticar exercícios para endomorfo.

Algumas características próprias dos endomorfos são:

  • Pessoas com biotipo endomorfo possuem o metabolismo mais lento;
  • Têm dificuldade em perder peso;
  • Muita facilidade em ganhar peso e acumular gordura;
  • Possuem baixa sensibilidade a insulina;
  • A estrutura óssea dos endomorfos é mais larga;
  • Possuem maior resistência na hora de treinar pesado.

Quais são os melhores exercícios para endomorfo?

Os exercícios físicos que qualquer pessoa deve praticar depende totalmente dos objetivos dela, da rotina que ela tem e da forma que se alimenta. No caso dos endomorfos, é muito comum que os objetivos sejam perder ou manter o peso e, muitas vezes, ganhar massa muscular também.

É fato que o ganho de massa muscular não é um problema muito grande para os endomorfos. No entanto, emagrecer não é algo tão fácil e, para este objetivo, alguns devem ser seguidos os exercícios para endomorfo.

A seguir, elencamos algumas dicas de exercícios físicos que podem ser úteis caso perder ou estabilizar o peso seja sua meta! Confira.

1. Os exercícios para endomorfo devem ser intensos

Em primeiro lugar, precisamos frisar que os exercícios para endomorfo precisam ser intensos. Afinal, os endomorfos precisam gastar muita energia para conseguir emagrecer, por conta do grande estoque que possuem por terem o metabolismo lento.

Sendo assim, exercícios físicos intensos de musculação e aeróbicos são muito bem vindos para este biotipo corporal!

2. Na musculação, o treino deve ter mais volume

Como os endomorfos são altamente resistentes, seus treinos de musculação precisam ter muito volume. Ou seja, nos exercícios para endomorfo o peso é um grande aliado.

Lembrando que o treino de hipertrofia não serve apenas para ganho de massa muscular, mas também para emagrecimento, já que eles proporcionam o after burning, que é a capacidade de continuar emagrecendo mesmo nas horas seguintes à do treino.

3. Os exercícios aeróbicos podem ajudar

Os exercícios aeróbicos promovem grande gasto calórico e, por isso, não poderia estar de fora dos exercícios para endomorfo. Como os endomorfos tendem a estocar mais calorias, exercícios com grande gasto calórico é o essencial para manter ou perder o peso.

E aí, gostou das dicas de exercícios para endomorfo? Então continue acompanhando o blog para mais dicas como esta.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*