Top

Exercícios HIIT: emagreça em casa em poucos minutos

Fazer atividades físicas regularmente é fundamental para quem quer se manter saudável. Porém, muita gente acaba deixando as atividades de lado por não terem tempo para manter uma rotina de treino. A boa notícia é que com os exercícios HIIT é possível fazer um treino completo em apenas alguns minutos!

Você é uma dessas pessoas que não sabe mais como encaixar os exercícios na rotina do dia a dia? Então esse post foi feito para você! Conheça o treino HIIT e descubra como ele vai acabar com o seu problema!

O que são os exercícios HIIT?

HIIT é uma sigla para “High Intensity Interval Training” que, ao traduzir para o português, significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Isso quer dizer que os exercícios HIIT são exercícios em que a pessoa atinge altos níveis de intensidade intercalando com períodos de descanso. Esse descanso pode ser ativo ou passivo.

Nos casos em que o descanso é feito de forma ativa, a pessoa que está executando a atividade continua se movimentando, porém, em uma intensidade bem mais baixa do que a dos picos de movimento. Esta é a forma mais recorrente. Por outro lado, nos descansos passivos, a pessoa permanece em repouso completo.

Esse tipo de treino é caracterizado por ser rápido, variando, geralmente, de 10 a 30 minutos. O principal objetivo dos exercícios HIIT é a queima de calorias intensa que acontece não só na hora do treino, mas acontece depois também, nas 24 horas seguintes aos exercícios. Ou seja, se eles forem praticados todos os dias, o corpo permanece sempre queimando calorias.

Quais são seus benefícios?

Além de manter uma alta queima de calorias, outros benefícios também são gerados ao praticar os exercícios HIIT. Tais benefícios ainda estão sendo estudados, porém é sabido que os principais e mais conhecidos são:

  • Aceleram o metabolismo e o mantém acelerado;
  • aumentam a capacidade cardiovascular por conta da intensidade dos exercícios;
  • influenciam os hormônios do corpo causando uma sensação de saciedade e reduzindo o apetite;
  • Favorecem a manutenção de massa muscular por estimular o hormônio GH;
  • utilizam o açúcar do corpo como fonte de energia, o que favorece pessoas com tendência a ter diabetes;
  • melhoram a coordenação motora e o equilíbrio;
  • estimulam a agilidade corporal.

Enfim, os exercícios HIIT podem ser feitos em casa, são rápidos de serem praticados, são facilmente encaixados na rotina e ainda, trazem diversos benefícios para a saúde.

Como fazer exercícios HIIT?

Os exercícios HIIT podem ser praticados de diversas maneiras diferentes. Afinal de contas, basta intercalar alta e baixa intensidade durante o treino. Alguns exemplos de exercícios HIIT possíveis são correr, andar de bicicleta, pular corda, nadar, fazer agachamentos, subir e descer escadas, fazer burpees, fazer polichinelos etc.

Com o passar do tempo, alguns protocolos foram criados com séries prontas. Sendo assim, os protocolos mais conhecidos são:

  1. Tabata: 8 séries de exercícios HIIT com 20 segundos de estímulo e 10 segundos de intervalo.
  2. Timmons: 3 séries de exercícios com 20 segundos de estímulo e 2 minutos de intervalo.
  3. Gibala: 10 séries de exercícios com 60 segundos de estímulo e 60 segundos de intervalo.
  4. Trapp: 60 séries de exercícios HIIT com 8 segundos de estímulo e 12 segundos de intervalo.
  5. Wisloff: 4 séries com 4 minutos de estímulo e 3 minutos de intervalo.

Gostou desse conteúdo sobre exercícios HIIT? Então continue acompanhando nosso blog! Com certeza você encontrará mais dicas e informações do seu interesse!

No Comments
Add Comment
Name*
Email*