Top

Exercícios físicos: entenda tudo sobre o assunto!

Praticar exercícios físicos é essencial na vida de todas as pessoas, independentemente da faixa etária. Afinal, eles podem nos proporcionar benefícios diversos que vão desde o aumento da saúde, vitalidade e autoestima, até a garantia de resultados incríveis, sejam eles físicos ou estéticos.

Por exemplo: enquanto algumas pessoas pretendem ganhar força praticando atividades físicas, outras pretendem emagrecer ou ganhar mais elasticidade. E como já é de se imaginar, de acordo com a meta estipulada pelas pessoas, os exercícios a serem praticados e as suas intensidades serão diferentes.

Mas afinal, qual é o exercício mais indicado para o meu objetivo? Se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto e deseja obter todas as informações acerca dos exercícios físicos, não deixe de ler esse post. Reunimos aqui diversas informações que com certeza serão bastante úteis para você. Veja a seguir.

Quais são os benefícios de praticar atividades físicas?

Diferente do que muitas pessoas pensam, praticar exercícios físicos é importante não só para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. É claro que a parte estética é algo completamente válido, no entanto, os benefícios se estendem também para nossa saúde.

Fisicamente, as atividades físicas nos mantém com um bom condicionamento físico e evitam doenças comuns em pessoas sedentárias. Além disso, outras vantagens de praticar esportes ou atividades físicas são:

  • Melhora a capacidade cognitiva e a memória;
  • Reduz os níveis de estresse e ansiedade;
  • Fornece muito mais energia ao corpo;
  • Aumenta nossa autoestima;
  • Aumenta a disposição física e mental;
  • Melhora a concentração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Alivia dores e tensões musculares.

Enfim, praticar exercícios físicos regularmente pode nos proporcionar uma série de benefícios e, por isso, manter uma rotina de treinos deve ser prioridade na sua vida!

Quais são os tipos de exercícios por objetivos?

Conforme mencionamos acima, cada pessoa tem um objetivo diferente na hora de treinar e praticar exercícios físicos. Portanto, para cada um desses objetivos, existem tipos diferentes de exercícios.

Sendo assim, temos os exercícios:

  • Para hipertrofia muscular;
  • Para emagrecimento;
  • Para flexibilidade;
  • Para definição muscular;
  • Para controlar problemas de saúde;
  • Para adquirir um bom condicionamento físico.

E, principalmente para quem pratica exercícios por conta de problemas de saúde como diabetes ou hipertensão, é fundamental passar por uma consulta prévia com um médico para que ele libere quais exercícios físicos são adequados. No entanto, o recomendável é que isso aconteça em qualquer situação, até mesmo nos casos de pessoas consideradas saudáveis.

Em relação aos outros tipos de exercícios, vamos falar a frente quais são os mais recomendados! Lembrando que para quem deseja adquirir condicionamento físico, todos os exercícios são recomendados.

Exercícios físicos para hipertrofia muscular

A hipertrofia gera o fortalecimento muscular, aumentando o tamanho dos seus músculos e a força e a capacidade do seu corpo. Sendo assim, os exercícios físicos para estimular a hipertrofia muscular são aqueles em que o foco é forçar e trabalhar a musculatura, como a musculação e os exercícios com halteres, por exemplo.

Quando os músculos são forçados desta maneira, eles sofrem um tipo de estresse muscular, o que gera aumento no seu tamanho. Dessa forma, para que se atinja a hipertrofia muscular é preciso, além de se atentar ao treino, se atentar também ao momento de descanso, respeitado sempre os limites do seu corpo.

No geral, os exercícios de hipertrofia precisam ativar a sua tensão metabólica, que se refere à resistência do seu corpo aos treinos pesados, e a mecânica, que se refere à “sensação de queimação” que sentimos quando treinamos pesado.

Exercícios físicos para emagrecimento

Quando o assunto é emagrecimento, precisamos focar nos exercícios físicos específicos para emagrecer. No caso, estes geralmente são os exercícios que mais queimam calorias, já que tal queima está diretamente ligada à perda de peso.

Alguns exemplos de exercícios que ajudam a emagrecer mais rápido são a bicicleta, a corrida, os exercícios HIIT, a natação e, ao contrário do que muitos pensam, a musculação também é uma ótima atividade para quem deseja perder peso de forma eficaz.

Afinal, a musculação auxilia no emagrecimento pois quanto mais massa muscular uma pessoa tem, maior a capacidade de perder calorias mesmo estando em repouso. Além disso, também há queima de calorias quando praticada. Contudo, os exercícios aeróbicos são mais recomendados para este objetivo.

Exercícios para flexibilidade

Os exercícios de flexibilidade ajudam a manter um bom condicionamento físico, facilitam os movimento corriqueiros do dia a dia, protegem os músculos, tendões e articulações, evitam possíveis dores e lesões musculares e articulares, melhoram nosso reflexo e ajudam a manter o corpo e a circulação sanguínea ativos.

Além disso tudo, é claro que os exercícios físicos de flexibilidade também ajudam a manter o corpo flexível. As melhores atividades físicas recomendadas para quem quer atingir esse objetivo são os exercícios de alongamento em si e as outras atividades que envolvam o alongamento nos seus exercícios, como o Yoga ou o pilates.

Exercícios físicos para definição muscular

A definição muscular é uma combinação de baixo teor de gordura corporal com um nível considerável de musculatura desenvolvida. Ou seja, os exercícios físicos para definir os músculos são aqueles para emagrecimento aliados aos de hipertrofia muscular.

A quantidade que cada um será praticado depende muito de como você quer o resultado final do seu corpo. Por exemplo, se você secar a barriga e mostrar apenas alguns gominhos na musculatura do abdômen, é preciso focar mais nos exercícios para perder a barriga de vez.

Mas lembre-se: essas são apenas algumas dicas e para que você tenha um resultado realmente eficaz e saiba quais são os exercícios físicos e a intensidade ideal para seu caso específico, não há nada melhor do que uma avaliação física de um profissional, ok?

Como manter uma rotina de exercícios?

Bom, agora que você já sabe quais são os exercícios físicos indicados para cada um dos objetivos, é hora de você entender como manter uma rotina de exercícios contínua e eficaz para garantir resultados surpreendentes. O primeiro e mais importante passo é ter força de vontade. Afinal, de nada adiantaria tentar seguir as outras dicas abaixo caso você não esteja 100% motivado(a) a atingir suas metas. 

Caso você esteja disposto a iniciar, vá com tudo e siga o passo a passo a seguir:

  1. Reserve um tempo para praticar exercícios físicos

    Não deixe para praticar atividades físicas somente quando sobrar tempo livre no seu dia. Muito pelo contrário, é essencial que você separe um tempo na sua rotina para isso e agende como um compromisso inadiável.

  2. Tenha um local adequado para treinar

    Seja numa academia, num parque ou na sua casa, é importante que você escolha um local arejado e com espaço suficiente para que você possa fazer todos os movimentos com segurança e conforto.

  3. Faça um planejamento semanal

    Crie um plano de treinos com os exercícios físicos que você vai praticar durante a semana. No planejamento insira quais são os horários, tipo de treino, os seus objetivos, etc.

  4. Mantenha uma alimentação saudável

    Manter uma alimentação balanceada vai te dar mais disposição para que você consiga manter o foco na rotina de treino e ainda vai intensificar os seus resultados. Portanto, alie a boa alimentação à prática de exercícios físicos e veja o quão será capaz de atingir resultados incríveis!

Devo realizar exercícios físicos sozinho(a) ou com a ajuda de um profissional?

A partir do momento que você está determinado(a) a incluir uma rotina de treinos na sua rotina, é hora de definir como e quando irá fazê-la. Há quem prefira ir até a academia, quem goste de praticar as atividades na rua e aqueles que preferem a comodidade de casa.

Seja qual for o seu estilo, é sempre bom ter em mente que para treinar sozinho você precisará de muito cuidado para garantir a execução correta dos exercícios para que não corra risco de se lesionar e também para garantir que você vai conseguir definir quais serão os movimentos mais adequados seguindo o seu objetivo.

Quando se tem a ajuda de um profissional, seja presencialmente ou à distância através das aulas online, você terá a a segurança de um acompanhamento individualizado e um treino personalizado de acordo com suas limitações e objetivos, garantindo maior efetividade e resultados mais eficazes.

O SUATrainer, por exemplo, é uma excelente opção para você. Com aulas online através de um app, você pode treinar de casa ou de onde estiver, com a possibilidade de contato com profissionais da área sempre que for necessário. Clique aqui e conheça.

Mas de qualquer forma, seja sozinho ou com acompanhamento profissional, o importante é criar o hábito de treinos e persistir. Sem dúvidas os resultados virão e você ficará surpreendido! 🙂 Combinado?

É isso! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre exercícios físicos e que possa utilizá-las ao seu favor. Se você tiver ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos. 

E, caso você queira mais dicas sobre exercícios físicos, saúde ou mundo fitness, basta continuar acompanhando o blog do SUA! Em breve voltaremos com mais conteúdos interessantes para vocês! Até a próxima. 

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*