Top

Quais são os melhores exercícios de flexibilidade?

Praticar exercícios de flexibilidade não serve apenas para quem quer ter mais elasticidade. Na realidade eles trazem diversos benefícios para o corpo humano e são essenciais na rotina de treino de qualquer pessoa!

Conheça aqui, os melhores exercícios para flexibilidade e entenda o porquê de os alongamentos serem tão importantes assim!

Por que os exercícios de flexibilidade são importantes?

É muito comum vermos pessoas que vão praticar exercícios físicos, mas acabam pulando uma parte tão importante da atividade que é o alongamento ou exercício de flexibilidade. Apesar de ser comum, essa não é a prática correta, afinal, os exercícios de alongamento são fundamentais na vida de todas as pessoas, até das que são sedentárias.

Essa importância toda se dá por conta de vários fatores. Alguns deles são:

  • Ajudam a manter um bom condicionamento físico;
  • Eles facilitam os movimento corriqueiros do dia a dia;
  • Os exercícios de flexibilidade protegem os músculos, tendões e articulações;
  • Evitam possíveis dores e lesões musculares e articulares;
  • Melhoram nosso reflexo;
  • Ajudam a manter o corpo e a circulação sanguínea ativos.

Enfim, os exercícios de flexibilidade são importantes porque garantem o nosso bem estar e ainda, nos ajudam a executar até os movimentos mais simples que fazemos na nossa rotina como nos abaixar para pegar algo do chão, carregar uma sacola de compras, amarrar o cadarço do tênis etc.

E quais são os melhores exercícios de flexibilidade?

Como prometido, agora que você já sabe qual é a real importância de praticar alongamentos diariamente, vamos passar uma lista com os melhores exercícios de flexibilidade para fazer em qualquer lugar todos os dias!

Alongamento de ombros

O primeira região que você fará os exercícios de flexibilidade será a região dos ombros:

  1. No primeiro, levante o braço direito deixando-próximo à cabeça e dobre o cotovelo de modo que sua mão direita encoste no ombro esquerdo. Depois, com a mão esquerda puxe o cotovelo em direção à sua cabeça. Permaneça nessa posição por pelo menos 20 segundos e depois troque o lado.
  2. Já no segundo exercício, gire os dois braços para frente mantendo-os o mais aberto possível. Repita esse mesmo movimento 30 vezes.

Alongamento de braços

Agora que já fez exercícios de flexibilidade com os ombros, vamos para os braços:

  1. Cruze as suas mãos e estique o braço elevado para frente permanecendo nesta posição por 20 segundos. Depois, estique para cima e então para traz pelo mesmo tempo.
  2. Dobre o braço direito em direção ao seu peito e, com a ajuda do braço esquerdo, puxe-o contra o seu peito. Depois de ficar 20 segundos nesta posição, troque e faça o mesmo com o braço contrário.

Alongamento de costas e abdômen

Continuando a alonga o corpo com os exercícios de flexibilidade, vamos às costas e ao abdômen:

  1. Primeiramente, para alongar as costas deite-se de bruços e levante a região do peito apoiando-se com os cotovelos. Depois de 20 segundos levante mais um pouco, desta vez, apoiando-se com as mãos enquanto o braço permanece esticado por mais 20 segundos.
  2. Para alongar alguns dos músculos abdominais permaneça em pé com os pés levemente separados, apoie o braço direito no quadril direito enquanto levanta o braço esquerdo e o leva em direção ao lado contrário. E então, permanece por 20 segundos nessa posição e depois troque o lado.

Alongamento de pernas

Os últimos exercícios de flexibilidade são os alongamentos para pernas:

  1. Em pé com os pés levemente separados, leve as duas mãos em direção ao chão. Se você conseguir, encoste as mãos no chão, se não, abrace a panturrilha ou a parte da perna que alcançar. Permaneça na posição por 20 segundos.
  2. Por fim, para alonga as panturrilhas, permaneça em pé, apoie o pé direito no chão e a ponta do pé esquerdo na parede. Depois disso, incline seu corpo em direção a parede e permaneça na posição por 20 segundos em cada lado.

E então? gostou das dicas de exercícios de flexibilidade? Então continue acompanhando o blog para mais dicas como esta!

No Comments
Add Comment
Name*
Email*