Top

Exercícios de alongamento: por que praticar diariamente?

Nem todo mundo sabe os benefícios de se alongar diariamente, que por sinal são vários. Por isso, trouxemos esse artigo explicando o por quê de praticar exercícios de alongamento diariamente e de quebra, vamos passar uma série para que você possa fazer todos os dias!

Por que se alongar é importante?

Se você é uma pessoa acostumada a treinar, com certeza já sentiu alguma dor, ou pelo menos um desconforto muscular pós treino. Essas dores são muito comuns quando forçamos o músculos e, por isso, elas aparecem geralmente quando mudamos nossa série de exercícios, aumentamos a carga, ou quando estamos há muito tempo sem treinar e retornamos aos treinos.

A boa notícia é que elas podem ser evitadas simplesmente com alguns exercícios de alongamento simples. Isso mesmo, os alongamentos são exercícios fundamentais na rotina de qualquer pessoa, principalmente na rotina de quem pratica outras atividades físicas. Isso porque eles previnem lesões, distensões, dores e inflamações musculares.

Sendo assim, os principais motivos para praticar exercícios de alongamento são:

  • Eles dão sensação de relaxamento;
  • Reduzem as tensões musculares;
  • Auxiliam na coordenação motora;
  • Aumentam a flexibilidade corporal;
  • Previnem lesões, distensões e inflamações nos músculos;
  • Facilitam a execução de outras atividades físicas;
  • Ativam a circulação de sangue;
  • Podem servir como aquecimento;
  • Desenvolvem a consciência corporal.

Apesar de existirem muitos benefícios, é importante lembrar que eles só são atingidos caso os exercícios de alongamento sejam praticados todos os dias de forma regular. Caso contrário, esses efeitos dificilmente serão alcançados.

6 exercícios de alongamento para praticar diariamente

Como prometido, agora vamos passar uma breve série de 6 exercícios de alongamento para serem praticados todos os dias. O ideal é que você pratique cada posição por, pelo menos, 30 segundos cada. Vamos lá?

  1. Alongamento de coxa (músculos da frente)

    Em pé, dobre uma das pernas para trás e segure os pés com firmeza. Depois de fazer com uma perna pelo tempo estipulado, troque e faça com a perna contrária.

  2. Alongamento de coxa (músculos de trás)

    Em pé e com as pernas ligeiramente abertas, abaixe todo o tronco para frente de forma que você consiga envolver as pernas com os braços ou então, encostar a palma das mãos no chão. Caso não consiga, não se preocupe, depois de algum tempo praticando exercícios para alongamento, sua flexibilidade aumentará e você conseguirá alcançar.

  3. Alongamento de panturrilhas

    Em pé, apoie a ponta de um dos pés na parede ou outra superfície e force seu corpo para frente até que você sinta os músculos panturrilha “esticando”.

  4. Alongamento de pescoço

    Permaneça em pé e gire a cabeça por 30 segundos para o lado direito. Depois de girar para um lado, faça o mesmo movimento para o lado contrário.

  5. Alongamento de tríceps

    Em pé, levante um dos braços encostando-o na orelha, enquanto a mão encosta na parte de trás do ombro contrário. Com o outro braço, force o cotovelo em direção ao braço que está puxando. Em seguida, repita o mesmo movimento com o braço contrário

  6. Alongamento de punhos e antebraços

    Para finalizar os exercícios de alongamento, estique um dos braços para frente com a palma da mão virada para cima, enquanto, com a outra mão, você força os dedos esticados para baixo. Depois, repita trocando os braços.

Quer mais dicas de exercícios? Acompanhe nosso blog, estamos sempre postando os melhores conteúdos fitness para você!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*