Top

Exercícios aeróbicos x anaeróbicos: entenda as diferenças

É muito comum que haja confusão a respeito do que são os exercícios aeróbicos e o que são os exercícios anaeróbicos. Embora os dois sejam indicados para pessoas que querem perder peso e queimar calorias, existem algumas diferenças características de cada um.

Você sabe quais são essas diferenças? Se sua resposta for não, leia esse post e entenda! Vamos explicar como cada um deles funciona e te ajudar a escolher o ideal para praticar.

O que são exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são exercícios que utilizam o oxigênio como o fator principal da atividade física. Isso porque o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos. Ou seja, é ele quem produz a energia transportada para os músculos que estão sendo exercitados.

Esse tipo de exercício exige que o corpo gaste muito mais energia do que o comum, pois eles são praticados por períodos mais longos que os exercícios anaeróbicos. E é justamente por isso que as células do corpo precisam de bastante oxigênio, que é inalado durante a respiração.

Tudo isso faz com que os sistemas cardiorrespiratório e vascular e o metabolismo sejam estimulados. Consequentemente a capacidade cardíaca e pulmonar de quem pratica os aeróbicos acaba sendo aumentada.

Os exercícios aeróbicos ajudam a queimar calorias e perder peso. Além disso, por conta do metabolismo mais acelerado, quem os pratica tem maior capacidade de eliminar gordura rapidamente.

Exemplos de exercícios aeróbicos

Existem muitos tipos de exercícios aeróbicos, porém, os mais praticados e conhecidos são:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Ciclismo;
  • Dança;
  • Natação.

O que são exercícios anaeróbicos?

Ao contrário dos exercícios aeróbicos, os exercícios anaeróbicos são aqueles de alta intensidade e uma duração mais curta. Nesse tipo de exercício, o corpo não utiliza tanto oxigênio para a produção de energia. Afinal, a energia é gerada por meio do tecido vivo.

Isso quer dizer que a energia produzida nesse caso, é feita pela queima dos carboidratos. A vantagem é que as células continuam queimando calorias mesmo depois do exercício ser finalizado.

Sendo assim, podemos dizer que os exercícios anaeróbicos, assim como os exercícios aeróbicos são indicados para quem quer perder peso. No entanto, eles também são exercícios indicados para quem quer desenvolver a massa magra, ou seja, desenvolver a musculatura do corpo, sendo esse, geralmente, o principal motivo de quem pratica os anaeróbicos.

Enfim, além de contribuir para o sistema cardiovascular e para o metabolismo, os exercícios anaeróbicos beneficiam o sistema imunológico e aumentam a força e resistência dos ossos se praticados com regularidade.

Exemplos de exercícios anaeróbicos

Como explicamos, os exercícios anaeróbicos são os de alta intensidade. Alguns exemplos são:

Exercícios aeróbicos ou anaeróbicos: qual escolher?

Agora que você já sabe o que são os exercícios aeróbicos e o que são os anaeróbicos, você pode estar se perguntando qual é o mais adequado para você. Bom, se o seu objetivo é simplesmente o ganho de massa muscular ou hipertrofia, os exercícios anaeróbicos são os mais adequados.

Enquanto isso, para a perda de peso, os exercícios aeróbicos geralmente são mais indicados. Contudo, o ideal é que você una os dois e insira ambos os tipos de exercícios na sua rotina de treino.

Dessa forma, os benefícios são completos: melhor resistência cardiorrespiratória, músculos fortalecidos, ossos mais fortes, metabolismo acelerado, perda de peso e mais disposição no dia a dia.

Além de praticar os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, é preciso também, manter uma alimentação saudável e nutritiva!

Quer mais dicas sobre exercícios, alimentação e vida saudável? Acompanhe nosso blog!

No Comments
Add Comment
Name*
Email*