Top

Exercício físico e ansiedade: entenda a relação

A ansiedade faz parte da lista de condições clínicas mais comuns da modernidade. A boa notícia é que, apesar de muitos de nós sofrermos com este novo ‘mal do século’, a cura é simples. Há no exercicio fisico e ansiedade uma boa relação para amenizar ou solucionar de vez o problema. Saiba mais a seguir.

Por que a ansiedade nos rodeia?

A ansiedade em si não é uma doença, é uma reação a vários sentimentos ou sensações vivenciados ao longo do dia. Portanto, sentir a ansiedade é normal e comum diante de situações envolvendo medo, angustia ou expectativa. Contudo, quando isso se torna grande demais e incontrolável podemos ter um problema.

Infelizmente nossa sociedade pós moderna é ansiosa. A velocidade da informação, da produção de itens e da rotina das pessoas, por exemplo, tornou o termo ‘ansiedade’ um dos mais citados. Muitos se auto intitulam ‘ansiosos’ e na verdade são mesmo! Não suportam a ideia, por exemplo, de aguardar 30 minutos por uma refeição chegar em casa. Ou ainda acham um absurdo uma encomenda de algo que não é urgente durar mais de 10 dias para chegar em casa. Somos mesmo ansiosos!

Como o exercicio fisico pode combater a ansiedade

A atividade física sempre foi uma boa amiga e auxiliar de diversas condições clínicas, não sendo diferente com a ansiedade. Em outras palavras, ela pode trazer para a rotina diária diversos benefícios. Um dos principais é o bem-estar por conta do prazer envolvendo movimentar o corpo. A liberação de endorfina durante qualquer atividade física é responsável por isso.

Além disso a melhoria da qualidade do sono é também uma boa dica para aproveitar o exercicio fisico contra a ansiedade. As atividades físicas costumam exigir mais do corpo, tornando portanto o sono mais tranquilo e agradável. No geral quem pratica um esporte dorme bem mais cedo e melhor! E pessoas sem sono regular tendem a ser mais ansiosas, segundo estudos.

A atividade física pode ainda melhorar a concentração do indivíduo no dia a dia, aumentando as chances de se livrar de episódios de ansiosidade. E com a melhoria da forma física a auto estima fica lá em cima, um dos motivos para a ansiedade sair de vez do dia a dia.

A atividade física é um momento para liberar o estresse

Um dos principais motivos das pessoas serem ansiosas hoje em dia é o estresse de uma rotina cansativa e constante. Neste caso é comum um pouco de agressividade, por exemplo.

Neste caso a atividade física de auta intensidade pode fazer muito mais pelo indivíduo do que ele imagina. Ele pode durante uma hora na academia descarregar toda a raiva contida, o estresse de um dia intenso levantando peso ou fazendo uma arte marcial, por exemplo.

E quando no trabalho a rotina é duas horas sentado em um escritório os múicos podem ser soltos e ficarem menos tensos em um funcional ou uma aula de dança, por exemplo. E de brinde ainda se ganha uns quilinhos a menos e ganho de massa magra!

Outras formas de combater a ansiedade no dia a dia

Se a atividade física não te atrai há alternativas ainda de combater o problema de formas agradáveis. São boas dicas:

  • Fazer artesanato em casa;
  • Investir em cadernos de desenhos para pintura com lápis;
  • Aprender a tocar um instrumento musical;
  • Dedicar-se a um novo idioma;
  • Investir em novo hobbie – fotografia, edição de vídeos, dentre outras possibilidades.

Qualquer atividade envolvendo um pouco do seu tempo e dedicação pode ajudar a livrar-se do quadro ansioso.

Se ainda não se sentindo bem, procure um profissional

Existem diversos fatores responsáveis por um quadro cronico e nem sempre a relação de exercicio fisico e a ansiedade pode resolver. Nestes casos o ideal é procurar a ajuda de um profissional de saúde. O psicólogo seria um dos profissionais responsáveis por conversar sobre o assunto e diagnosticar algum problema que esteja agravando o quadro. Para medicamentos e combater transtornos mentais que trazem como sintoma a ansiedade é preciso tratar-se com um psiquiatra.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*