Top

Endomorfo: quais são as características desse biotipo?

Cada pessoa possui um biotipo físico, ou seja, um tipo diferente de estrutura física. Na realidade, existem três biotipos diferentes: o Endomorfo, o Ectomorfo e o Mesomorfo. Para saber qual é o seu tipo físico corporal, basta identificar quais são as características da sua estrutura física e analisar com qual dos três biotipos elas combinam.

Nesse post vamos falar sobre o biotipo Endomorfo e explicar quais são os maiores desafios para pessoas com essas qualidades físicas. Leia e descubra se este é o seu biotipo!

O que é o biotipo Endomorfo?

Existem pessoas que têm facilidade para emagrecer e existem pessoas que têm dificuldade para isso. O biotipo Endomorfo se encaixa no biotipo das pessoas com dificuldade para emagrecer e facilidade para engordar.

Isso acontece graças à velocidade em que o metabolismo trabalha. Como as pessoas com este biotipo apresentam um metabolismo mais lento, elas queimam calorias em uma velocidade muito baixa e, consequentemente engordam mais facilmente.

Algumas outras características apresentadas em quem tem o biotipo Endomorfo são:

  • Os endomorfos costumam ter pernas largas;
  • Músculos fortes;
  • O corpo possui uma padronagem redonda;
  • O ganho de músculo e gordura acontece com facilidade;
  • Possui dificuldade para o emagrecimento;
  • A estrutura óssea do Endomorfo é larga;
  • O metabolismo é lento.

Apesar de ser mais fácil para um Endomorfo ganhar massa muscular do que para um Ectomorfo, por exemplo, é preciso tomar cuidado pois a facilidade de ganhar gordura corporal é maior ainda!

Quais são os maiores desafios deste biotipo?

Como mencionamos, a pessoa com o biotipo Endomorfo possui certa facilidade na hora de ter hipertrofia muscular. Entretanto, a facilidade em engordar tende a ser maior ainda, já que o metabolismo dessa pessoa é mais lento.

Contudo, se existe tanta facilidade em engordar, isso significa que também há a dificuldade para emagrecer! Porém, ser mais difícil não quer dizer que é impossível. Todas as pessoas, independente de seu biotipo, são capazes de emagrecer, engordar, ganhar massa muscular ou atingir qualquer outro objetivo, basta fazer os exercícios corretos e manter a alimentação adequada para atingí-lo.

Nesse caso, os exercícios corretos são os que gastam bastante calorias. Sendo assim, o foco de treino do Endomorfo deve ser a prática exercícios aeróbicos ou cardiovasculares. É claro que os exercícios com peso também devem ser praticados, mas a quantidade de cardiovasculares precisa ser maior.

Já na alimentação, as pessoas com este biotipo precisam controlar a quantidade de carboidratos e gordura que ingerem. Lembrando que não é recomendado abolir esses elementos da dieta e sim, comer uma quantidade mínima para que as necessidades do seu corpo sejam supridas. Em contrapartida, as proteínas são bastante bem-vindas e merecem ocupar boa parte da refeição dos endomorfos.

É importante frisar que essas sugestões não substituem a necessidade de se consultar com um médico e passar por uma consulta com o nutricionista também. Afinal, só eles podem avaliar as particularidades de cada pessoa!

E então, você possui o biotipo físico Endomorfo? Então continue acompanhando o blog para ter todas as dicas sobre alimentação e exercícios físicos para cada um dos biotipos!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*