Top

Ectomorfo: quais são as características desse biotipo?

O biotipo de uma pessoa é o que determina suas principais características físicas corporais. Os três tipos que existem são o Ectomorfo, o Mesomorfo e o Endomorfo. Cada um deles possui suas particularidades em relação às estruturas corporais.

Você sabe qual é o seu biotipo? Neste post vamos falar sobre o que é o biotipo ectomorfo e sobre as características físicas de uma pessoa com esse tipo físico.

O que é o biotipo Ectomorfo?

Como já mencionamos, existem 3 tipos físicos diferentes. No caso, vamos falar sobre o Ectomorfo aqui neste artigo.

Você já ouviu alguém dizendo que “é magro de ruim”? Ou então que come muito de tudo mas mesmo assim não engorda? Essas pessoas são as consideradas naturalmente magras, pois elas não precisam fazer dietas e nem mesmo praticar atividades físicas para que mantenham o corpo sem acúmulo de gordura. Pelo contrário, quem tem tendência a ser “naturalmente magro” tem muita dificuldade de engordar e ganhar massa muscular.

Essas pessoas são assim por conta de seu biotipo, que é o Ectomorfo. Então, quando alguém é muito magro(a) e tem dificuldades para engordar, não quer dizer que essa pessoa é magra de ruim, ela apenas possui um biotipo que favorece seu emagrecimento.

Outras características de quem possui esse biotipo em questão, são:

  • O indivíduo ectomorfo possui uma estrutura óssea estreita;
  • os ombros tendem a ser mais curtos estreitos;
  • a cintura dos ectomorfos costuma se mais fina;
  • o peitoral é reto;
  • o metabolismo é bastante acelerado
  • A caixa torácica também é estreita.

Por conta da estrutura óssea e caixa torácica estreitas, alguns órgãos como o estômago, também são menores nas pessoas com este biotipo corporal.

Quais são os maiores desafios desse biotipo?

Apesar de terem menos tendência para engordar, as pessoas com o biotipo Ectomorfo são as que mais têm dificuldades na hora de ganhar massa muscular também. Porém, mesmo sendo mais difícil ter a hipertrofia muscular, ainda assim é possível. Para isso, basta seguir uma rotina de treino adequada e aliar os exercícios a uma alimentação equilibrada.

Se você está se perguntando o motivo de ser tão desafiador ganhar massa muscular quando se tem esse biotipo, vamos responder agora. Isso acontece porque o metabolismo das pessoas com esse tipo físico é extremamente acelerado, o que faz com que as calorias queimem rapidamente, assim como a energia também é gasta com mais intensidade.

Ou seja, se uma pessoa com esse biotipo come a mesma quantidade que uma pessoa com o biotipo Endomorfo e, pratica também, a mesma quantidade e frequência de exercícios físicos, a pessoa que é endomorfo pode ter uma hipertrofia muscular, enquanto a pessoa ectomorfo continua mantendo o mesmo peso e não ganha massa muscular nem engorda.

No entanto, se uma pessoa com o biotipo Ectomorfo mantém uma rotina de treino que prioriza os exercícios multiarticulares, que tem uma alta frequência de treinos e alterna a intensidade e, além disso, mantém uma dieta com proteínas, carboidratos e bastante nutrientes, aí sim ele consegue atingir o ganho de massa muscular.

E aí, você se identificou com o biotipo Ectomorfo? Então acompanhe o blog e veja as melhores dicas de exercícios físicos e alimentação para cada biotipo!

No Comments
Add Comment
Name*
Email*