Top

Dopamina e serotonina: como aumentar a produção desses hormônios?

Todo mundo quer se sentir mais feliz e satisfeito, não é mesmo? Para isso, é fundamental a produção de dopamina e serotonina no corpo. Isso porque esses neurotransmissores conduzem informações para os neurônios que indicam a sensação de bem-estar e felicidade.

Além disso, esses compostos possuem um grande impacto na disposição e motivação dos indivíduos. Porém, a baixa produção desses compostos provoca apatia, desânimo e alterações no humor. Por isso, é muito importante que o nosso corpo produza a dopamina e a serotonina.

Você deseja descobrir como é possível produzir esses compostos no seu corpo para se sentir mais motivado e alegre? Veja a seguir as principais dicas para aumentar a produção desses neurotransmissores no seu organismo!

O que são dopamina e serotonina?

A dopamina é um dos neurotransmissores produzidos no tronco encefálico e é responsável por diferentes tarefas no corpo, como regulagem do apetite, do humor, do libido e do ritmo cardíaco.

Nos casos em que a pessoa não produz a dopamina da forma correta, ela passa a ter algumas mudanças no seu organismo, apresentando os seguintes sintomas:

  • Falta de paciência e de memória;
  • Dificuldade de aprendizado e concentração;
  • Irritabilidade e cansaço;
  • Perda de memória.

Já a serotonina é produzida na glândula adrenal e coordena diversas funções corporais, como prazer, sensação de recompensa e atividades motoras. Por isso, esse neurotransmissor é capaz de motivar o indivíduo para ele tenha atitudes direcionadas para os seus objetivos.

Quando há baixa produção de serotonina no organismo, as pessoas apresentam alterações no corpo, apresentando estes tipos de comportamentos:

  • Desmotivação e procrastinação;
  • Falta de entusiamo e vontade de realizar as atividades do dia a dia;
  • Dúvidas a respeito da própria personalidade.

Esses são os principais comportamentos e sintomas causados pela falta de dopamina e serotonina do corpo. Agora saiba como produzir mais esses neurotransmissores!

Como aumentar a quantidades desses compostos no organismo?

Ser grato é o primeiro passo para produzir dopamina e serotonina no corpo. Portanto, tenha pensamentos e atitudes de gratidão! Além disso, é importante praticar exercícios físicos que você gosta para aumentar os níveis de produção desses neurotransmissores.

Outra atividade necessária é tomar sol. Para isso, basta você passar 15 minutinhos tomando sol para aumentar o nível de dopamina e serotonina no seu corpo. O banho de sol proporciona sensação de bem-estar e dá mais energia!

Você também pode ouvir boas músicas e meditar para produzir mais neurotransmissores no corpo. Portanto, nos momentos de estresse e ansiedade, coloque os fones de ouvido e ouça um bom som ou comece a meditar para relaxar o corpo.

É preciso também se alimentar bem para produzir dopamina e serotonina no corpo. Portanto, tenha uma dieta regrada e saudável, comendo frutas e verduras para ter maior bem-estar. O ideal é se alimentar de nutrientes com ômega 3, ácidos graxos e aminoácidos, como ovos e peixes.

E aí, gostou do nosso post de hoje sobre a produção de dopamina e serotonina? Para saber mais informações do mundo fitness e dicas de saúde, continue acessando o nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*