Você sabia que existe uma grande diferença entre alimento e comida? Isso porque a comida possui um apelo emocional, proporcionando uma sensação de afeto, prazer, lembrança e compensação. Já o alimento é a substância alimentar que nutre o nosso organismo e gera produção de energia para o corpo.
Além disso, existem muitas outras diferenças entre alimento e comida. Para saber mais sobre isso, continue acompanhando o nosso artigo. Afinal, falaremos tudo sobre o assunto!
Afinal, qual a diferença entre alimento e comida?
A comida não diz respeito às propriedades nutricionais do alimento, e sim ao apelo emocional proporcionado pela refeição. Para entender melhor, você pode lembrar da sensação gerada pela comida que a sua avó fazia quando ia passar as férias na casa dela. Ao comer essa comida novamente, você pode ter boas lembranças e sentir sensações de afeto e prazer, por exemplo.
Além disso, a comida possui uma representação histórica e cultural, remetendo aos gostos, desejos e aspectos culturais de um indivíduo. Por isso, a comida possui uma forte relação com as emoções da pessoa.
Já o alimento se refere à substância alimentar ingerida pelo organismo, capaz de nutrir o corpo e produzir calor. Portanto, alimento é tudo o que ingerimos e depois é absorvido pelo corpo, de modo a manter o funcionamento do organismo. Assim, as células e o sistema do corpo podem funcionar perfeitamente.
Vale lembrar que os alimentos podem ser considerados macronutrientes, como proteína, carboidrato e gordura, e micronutrientes, como minerais e vitaminas. E, para manter a nossa saúde em dia, devemos consumir todos esses nutrientes, com um prato de refeição bastante colorido e repleto de alimentos saudáveis.
Dicas de alimentos saudáveis
- Alimentos integrais: esses alimentos são ricos em fibras, melhorando o funcionamento do seu organismo;
- Frutas e hortaliças: fontes de fibras, minerais, vitaminas e fitoquímicos (polifenóis, flavonoides e carotenoides), além de ser um excelente antioxidante;
- Água: esse líquido é fundamental para manter o nosso corpo hidratado e auxilia na digestão dos alimentos no nosso organismo;
- Alimentos industrializados: fuja dos alimentos industrializados e prepare as suas próprias comidas caseiras.
Além disso, recomendamos que fique longe dos alimentos industrializados e ricos em açúcar, já que eles podem afetar a sua saúde, podendo gerar até mesmo algumas doenças específicas.
Indicamos também que você consuma todos os tipos de grãos, como batata, mandioca, banana, feijão, milho, peixes e frango. Outra opção também é ter o acompanhamento de um nutricionista e seguir uma dieta restrita e saudável.
Busque também se manter informado em relação aos benefícios de cada alimento, principalmente em relação aos micro e macronutrientes. Afinal, a alimentação saudável aumenta as defesas do organismo e previne de doenças infecciosas. Portanto, tenha diariamente uma alimentação rica em verduras, cereais, carnes, legumes, frutas e antioxidantes.
Coma também de 2 a 3 porções de frutas todos os dias, faça lanches intermediários que sejam saudáveis e mantenha uma dieta rica em proteínas. Desse modo, você conseguirá ter melhor qualidade de vida!
E aí, gostou das nossas dicas de hoje sobre vida saudável? Para saber mais informações sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.
No Comments