Top

Dieta para endomorfo: qual é a alimentação ideal?

O biotipo de cada pessoa define suas principais características físicas. No caso dos endomorfos, eles costumam ter ossos mais largos e bastante facilidade para ganhar peso. Como cada biotipo possui características próprias, a alimentação precisa sempre estar de acordo com o biotipo específico. Neste post vamos falar sobre a dieta para endomorfo.

Se você possui esse biotipo e quer saber qual é o tipo de alimentação mais adequada para o seu dia a dia, continue acompanhando o artigo!

O que é o biotipo endomorfo?

Algumas pessoas possuem muita facilidade para emagrecer ou para manter o corpo definido. Já no caso dos endomorfos, eles possuem sim, certa facilidade para ganhar massa muscular. No entanto, emagrecer pode mão ser algo tão fácil para eles.

Isso acontece por conta da velocidade a qual o metabolismo trabalha, já que o metabolismo de pessoas com o biotipo endomorfo é mais lento do que pessoas com o biotipo ectomorfo e com o biotipo mesomorfo.

A velocidade do metabolismo está relacionada com a capacidade de queimar calorias. Ou seja, se o metabolismo é lento, a queima de calorias também é. Por outro lado, se o metabolismo é mais acelerado, as calorias também queimam de forma mais rápida. Por isso a dieta para endomorfo deve ser específica para o biotipo.

Sendo assim, algumas características dos endomorfos são:

  • Costumam ter pernas largas;
  • Os músculos são fortes;
  • O corpo possui uma padronagem redonda;
  • O ganho de músculo e gordura acontece com facilidade;
  • Possui dificuldade para o emagrecimento;
  • A estrutura óssea do Endomorfo é larga;
  • O metabolismo é lento.

Quanto ao ganho de massa muscular, apesar de não ser algo tão difícil para este tipo físico de corpo, também não é tão fácil quanto é para os Ectomorfos, que já são naturalmente mais atletas.

Qual é a melhor dieta para endomorfo?

Você pode estar pensando que, por ganhar peso com muita facilidade, as pessoas com este biotipo precisam de uma dieta super restritiva. Contudo, a dieta para endomorfo não precisa ser assim.

Como tudo na vida, a dieta do biotipo endomorfo precisa ter equilíbrio de nutrientes, proteínas, carboidratos etc. Sendo assim, se algum dia você pensou em tirar o carboidrato da sua dieta, por exemplo, saiba que esta não é a saída!

Outro ponto importante de ser lembrado é que, a alimentação saudável é apenas um dos pilares para uma vida saudável. Afinal, a sua rotina também impacta diretamente na saúde. Então, além de manter a dieta para endomorfo, é preciso criar hábitos saudáveis, manter uma rotina de exercícios físicos e sempre manter o equilíbrio em tudo.

Com isso em mente, vamos à dieta. Primeiramente, ao pensar em começar uma dieta, é preciso entender qual é o seu gasto calórico e, a partir dele, pensar na quantidade de calorias que precisam ser ingeridas.

Como o gasto calórico de pessoas com biotipo endomorfo costuma ser mais baixo, a quantidade de calorias ingeridas também precisam ser. Uma boa forma de calcular a quantidade de calorias que você consume é sempre olhar os rótulos de embalagens e, no caso de frutas e legumes que não vem embalados, a dica é pesquisar no Google. Uma busca simples pode resolver seus problemas.

Além de se atentar as calorias, a recomendação para a dieta para endomorfo é que essas pessoas priorizem alimentos com baixo índice de carboidratos e, para compensar em outras fontes de energia, é preciso consumir alimentos com altos índices de proteína.

Enfim, para os endomorfos manterem ou perderem peso, eles precisam:

  • Controlar os níveis de insulina ingerindo menos carboidratos;
  • Seguir uma dieta com calorias controladas;
  • Consumir menos calorias nos dias em que não se exercita;
  • Ter as proteínas como principais fontes de energia.

Lembrando que nossas dicas não substituem um nutricionista. Portanto, antes de iniciar qualquer dieta consulte um nutricionista de confiaça!

E aí, gostou das dicas sobre dieta para endomorfo? Então continue acompanhando o blog para mais conteúdos sobre todos os biotipos!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*