Top

Dieta para ectomorfo: o que não pode faltar na alimentação?

Alguém já te falou que você é “magro(a) de ruim”? Ou que você é uma pessoa de sorte por comer de tudo e nunca engordar? Se a sua resposta foi sim, provavelmente você possui o biotipo Ectomorfo. O que talvez você não saiba é que, mesmo com tanta facilidade para se manter magro(a), é preciso seguir uma dieta para ectomorfo.

Quer saber como essa dieta deve ser? Então continue acompanhando este post!

O que é o biotipo Ectomorfo?

O biotipo Ectomorfo é aquele em que o indivíduo tem muita facilidade em emagrecer ou em se manter magro. Por outro lado, há grande dificuldade em ganhar peso ou em ganhar massa magra, ou seja, músculos.

Apesar de pensarem no Ectomorfo como sortudo, assim como os outros biotipos, eles tem seus prós e contras. A principal vantagem vista pelas pessoas, é que o Ectomorfo tem mais facilidade em manter o peso. Por outro lado, a maior desvantagem é que pessoas com biotipo Ectomorfo possuem grande dificuldade para ganhar massa muscular.

Algumas das características dos Ectomorfos são:

  • Têm a estrutura óssea pequena e estreita;
  • O peitoral costuma ser reto;
  • O metabolismo é extremamente acelerado.

Como deve ser a dieta para Ectomorfo?

Embora muitas pessoas, quando pensam em dieta, assimilam a palavra diretamente com o emagrecimento, não é bem assim que funciona. Na realidade, todo mundo deveria seguir uma dieta, independente da estética.

Afinal de contas, uma dieta saudável, antes de mais nada, precisa ser equilibrada para fornecer os nutrientes necessários para manter alguém saudável. Além disso, os Ectomorfos costumam manter uma dieta específica para ganhar massa muscular quando este é o objetivo, já que esta é uma das maiores dificuldades de quem tem este biotipo.

Sendo assim, se seu objetivo é ganhar massa muscular, preparamos algumas dicas de dieta para ectomorfo que vão te ajudar com isso!

Primeiramente, começando pelos lipídeos, é importante saber que eles possuem bastante calorias e, por isso, devem ser ingeridos pelos Ectomorfos. Os lipídeos são separados entre gordura saturada e gordura insaturada, sendo que a gordura insaturada é a que deve ser ingerida. Ela está presente no óleo de coco, nos peixes, no abacate, entre outros.

Outro tipo de alimento que é obrigatório na dieta para Ectomorfo é a proteína. Isso porque é ela quem dá a estrutura necessária para a construção da massa muscular. No entanto, sempre opte pelas proteínas magras como ovo, peito de frango, peixe etc.

Por fim os carboidratos, que não podem faltar de forma alguma na dieta para Ectomorfo. Aliás, além de serem ingeridos, devem ser ingeridos da forma correta. Ou seja, os carboidratos de ação rápida e de ação lenta devem ser ingeridos nos momentos corretos. Por exemplo, os carboidratos de ação rápida são ótimos como pós treino, já que liberam a insulina rapidamente e “alimenta” os músculos instantaneamente.

Enfim, uma dieta para Ectomorfo com o objetivo de ganhar massa muscular, deve ter cerca de 50% de carboidratos, 20% de lipídeos e 30% de proteínas. Mas é claro, o ideal é que você procure um nutricionista para uma dieta completamente personalizada.

E então, quer mais dicas sobre treinos e dietas para cada biotipo? Continue acompanhando nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*