Top

Dia do lixo vai ajudar ou estragar a sua dieta?

O dia do lixo é um dia no qual a pessoa que segue uma dieta equilibrada decide consumir todos os tipos de alimentos que deseja, como chocolates, sorvete, bolos e alimentos gordurosos e ricos em açúcar.

Esse dia do lixo é uma forma de fugir da estagnação dos hábitos saudáveis diários. Essa técnica é bastante realizada pelos atletas de fisiculturismo que passam por dietas rigorosas. Assim eles decidem fazer um “day-off”, ou seja, o dia do lixo! Dessa forma, eles conseguem consumir tudo o que não podiam no período de treino.

Se você deseja ter uma vida mais saudável e descobrir se o dia do lixo irá proporcionar benefícios ou malefícios para a sua saúde, continue acompanhando o nosso post de hoje!

O dia do lixo atrapalha ou ajuda a dieta?

Sabemos que fazer dieta não é uma tarefa fácil, e por isso existem várias estratégias que ajudam a diminuir essa dificuldade. O dia do lixo é uma estratégia bastante conhecida para as pessoas conseguirem seguir uma dieta de forma equilibrada.

No dia do lixo, as pessoas fazem refeições calóricas e podem comer alimentos gordurosos, como pizzas, sobremesas, alimentos fritos, bebidas alcoólicas e fast foods. Em geral, as pessoas que fazem isso são aquelas que se submetem a dietas muito restritivas.

Se uma pessoa está iniciando uma reeducação alimentar, o dia do lixo pode atrapalhar bastante a dieta. Isso porque o dia do lixo pode gerar perda de controle, e consequentemente uma compulsão alimentar. Além disso, essa atitude pode gerar sensações de culpa e frustração.

Ademais, os “itens proibidos” que são consumidos no dia do lixo podem se tornar gatilhos para o descontrole e a compulsão alimentar. Afinal, ao consumir uma “besteira”, pode acontecer o efeito rebote: o seu corpo aciona os mecanismos de satisfação após consumir um alimento rico em açúcar, por exemplo, e no dia seguinte o seu organismo pede o mesmo alimento de novo.

Com isso, o seu corpo irá se adaptar com o seguinte pensamento: a dieta é um período difícil que é recompensado com o dia do lixo. Desse modo, não é possível ter uma reeducação alimentar e seguir uma dieta saudável a longo prazo.

Como ter um dia livre sem atrapalhar a dieta?

A boa notícia é que existem excelentes formas de não se arrepender do dia do lixo no futuro. A melhor forma de fazer isso é fazer as refeições saboreando bastante a comida e sem distrações, deixando de lado a sensação de estufamento.

Você também pode fazer refeições pontuais que não seguem a dieta restrita! É muito melhor fazer essas refeições do que fazer um “day off”, ou seja, um dia inteiro consumindo alimentos gordurosos.

Outra opção é adaptar as receitas saudáveis com ingredientes que você gosta. Mas, vale lembrar que é preciso ter muito foco e determinação para ter uma vida mais saudável, iniciando uma excelente reeducação alimentar.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Para saber mais dicas do mundo fitness, continue acompanhando o nosso blog! Isso porque sempre fornecemos várias dicas e informações sobre o assunto.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*