Top

Conheça os benefícios do pilates para a saúde mental

A prática esportiva em si traz muitos benefícios para a saúde mental. Mas podemos destacar umas como o pilates. Muitos dos beneficios do pilates vão além do corpo, são focados na mente. Saiba mais sobre o que esta atividade física pode fazer por sua saúde mental a seguir.

Entenda mais sobre o pilates


Apesar de ter se tornado popular nos últimos anos, infelizmente muita gente ainda não conhece o pilates. Este tipo de atividade física possui como finalidade fortalecer a musculatura do corpo como um todo.

O trabalho é realizado por um fisioterapeuta. Diferentemente de outras atividades físicas, esta é específica para os profissionais de fisioterapia que se habilitam por meio de uma especialização. O curso é ministrado por profissionais da área e é emitida uma certificação. Em outras palavras, não existe um curso de graduação em pilates.

A prática acontece em um espaço conhecido como estúdio com maquinário e acessórios específicos. Apesar de o trabalho focar no peso do próprio corpo, os acessórios ajudam para que isso aconteça da melhor forma possível.

O pilates e a saúde mental

Toda atividade física libera no corpo o hormônio do prazer, não sendo diferente no pilates. Mesmo que não seja uma atividade intensa como a corrida de rua temos uma liberação gradual de endorfina e a sensação de relaxamento. Já por este benefício do pilates temos um estímulo para a prática.

Mas este tipo de atividade física tem muito mais a oferecer para o corpo humano e por isso os médicos andam indicando cada vez mais para a saúde mental para a qualidade de vida. Quando a pessoa sai de sua rotina de trabalho e casa para dedicar um momento para si já conta com um dos beneficios do pilates. E como no geral há pratica em grupo, temos outro ponto interessante que é o estimulo à socialização.

O que o pilates pode fazer por sua mente

Qualquer atividade física será bem vinda quando a ideia é cuidar da saúde mental. Será um tempo gasto com você mesmo, com seu corpo e isso ajuda bastante a mente. Também te livra do estresse da rotina diária com trabalho e filhos, por exemplo, ao menos por alguns minutos em suas sessões semanais.

Mas há muito mais entre os benefícios do pilates, como:

Valorização do seu corpo

A consciência corporal trabalhada ao longo dos exercícios do pilates permitem uma melhor visão e valorização do físico. Até a prática talvez você não saiba sobre a beleza e força de suas pernas, por exemplo. E isso anima os praticantes!

Controle da respiração

Este é um dos benefícios do pilates mais elogiados. O controle do respirar em cada atividade acalma a mente e serve como relaxante mental. A respiração com pausa e concentração fica além do estúdio na busca da tranquilidade no dia a dia.

Concentração

Os relatos dos praticantes são unânimes em citar como um dos benefícios do pilates a melhoria na concentração. Isso acontece porque é preciso concentração durante a prática para uma execução de movimentos com perfeição. O pilates então é um exercício para o corpo e para a mente, ambos trabalhados em igual proporção. 

E um dos pontos mais importantes a ressaltar é que todas as faixas etárias podem curtir os benefícios do pilates. Portanto basta procurar o estúdio mais perto de sua casa e começar a prática.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*