Top

Como evitar a dor muscular pós treino?

Muitas pessoas, principalmente os iniciantes, tendem a apresentar dor muscular após o treino. Isso porque a dor pode surgir logo após a prática do exercício físico, ou cerca de 24 horas depois. Essa dor é reflexo do exercício muscular, na maioria das vezes, e torna o músculo mais forte.

Porém, temos uma excelente notícia: é possível evitar essa dor muscular pós treino. Descubra agora o que fazer para não sentir mais essa fadiga muscular depois da prática de exercícios físicos!

Pratique atividades de recuperação

Após os dois primeiros dias da prática de exercícios físicos, você pode realizar atividades que te ajudam a tratar as dores musculares. Essas atividades são de pouca intensidade. Por exemplo, se você fizer uma corrida de alta intensidade e sentir dor muscular, recomendamos que faça uma caminhada leve como atividade de recuperação.

Conte com a ajuda dos alimentos

Outra excelente método de minimizar as dores é o consumo de alimentos saudáveis. Isso porque existem maravilhosos anti-inflamatórios naturais que ajudam tratar as dores musculares, como açafrão (também conhecido como cúrcuma) e gengibre.

Além disso, há a suplementação de ômega-3 que pode minimizar a dor muscular. Os alimentos ricos em ômega são:

  • Abacate;
  • Salmão;
  • Linhaça;
  • Nozes.

Descanse para não sentir dor muscular

Nada melhor do que descansar os músculos para minimizar a dor muscular, não é mesmo? Portanto, descanse o seu corpo após o treino e deixe-o se recuperar lentamente.

Uma boa opção é exercitar os braços, se você estiver sentindo dor muscular nas pernas, por exemplo, e vice-versa. Assim é possível descansar os músculos e continuar os treinos!

Cuidados especiais com o corpo

Para ter um melhor acompanhamento dos problemas relacionados com as dores musculares, você pode contratar um personal trainer, por exemplo. Com o acompanhamento do profissional, você consegue saber quais são os limites do seu corpo e minimizar o aparecimento de problemas musculares.

Além disso, se a dor muscular persistir por muito tempo, recomendamos que entre em contato com um médico da sua confiança. Isso porque, às vezes, é preciso checar o problema de forma mais específica, visto que pode ter ocorrido alguma lesão muscular.

Mas vale lembrar que essas dores podem ser decorrentes da intensidade dos exercícios, e nesses casos não é preciso se preocupar! Afinal, isso é necessário para aumentar a consistência muscular.

Porém, é sempre importante tomar os cuidados necessários e seguir as nossas dicas para passar pelo período de dor muscular. Com o tempo, o seu corpo se adaptará e sentirá apenas prazer ao praticar as atividades físicas!

Outra dica maravilhosa é aquecer o corpo antes de praticar a atividade física. Portanto, faça alongamentos, antes de iniciar qualquer treinamento!

Além disso, comece a praticar os exercícios físicos devagar e não inicie a musculação carregando grandes pesos. Com o tempo, o seu corpo irá se adaptar e será possível fazer treinamentos que exigem mais dos seus músculos.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Siga as nossas dicas para não sofrer com as dores musculares pós treino e tenha uma vida muito mais saudável!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*