Top

Como calcular calorias diárias para perder ou ganhar peso?

Caloria corresponde à quantidade de energia fornecida pelos alimentos para o nosso corpo. Por isso, para controlar o peso, muitas pessoas vão em busca de calcular calorias diárias lendo os rótulos dos alimentos que consome ao longo do dia.

Você deseja calcular as calorias diárias? Veja a seguir o que é preciso ser feito para calcular as calorias dos alimentos que consome no dia a dia. Assim será possível atingir os seus objetivos de peso, seja perder ou ganhar alguns quilos!

Como calcular calorias diárias?

Existem algumas regras básicas que podem te ajudar a calcular o seu consumo de calorias, como:

  • Para cada 1 grama de carboidrato consumido, adicione 4 calorias a mais;
  • A cada 1 grama de proteína consumida, adicione 4 calorias a mais;
  • Para cada 1 grama de gordura consumida, adicione 9 calorias a mais.

Vale lembrar que outros nutrientes, como fibras, água, minerais e vitaminas não possuem calorias, e por isso não precisam ser contados na hora de calcular calorias diárias. Para fazer esse cálculo da forma correta, recomendamos que você leia os rótulos dos alimentos que consome todos os dias!

Qual a quantidade ideal de calorias para consumir por dia?

A quantidade ideal de calorias para consumir por dia depende das suas características físicas e do seu objetivo (emagrecer, aumentar ou diminuir o peso). Veja a seguir o cálculo que você precisa fazer para atingir os seus objetivos e ficar com o peso ideal:

  • Quantidade ideal de calorias para quem deseja emagrecer: multiplicar 20 pelo peso atual (caloria diária);
  • Valor recomendado de calorias para quem deseja manter o peso: multiplicar 25 pelo peso atual (caloria diária);
  • Quantidade ideal de calorias para quem deseja aumentar de peso: multiplicar 30 pelo peso atual (caloria diária).

Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 kg e deseja emagrecer deve multiplicar 20 x 60 e chegar a conclusão que precisa ingerir 1.200 calorias diárias. Porém, não esqueça: o ideal é se consultar com um nutricionista para saber a dieta e quantidade ideal de calorias para consumir, pois cada caso é diferente!

Como consumir menos calorias para emagrecer?

Nesse caso o ideal é usar um contador de calorias ou você mesmo contar calorias diárias. Além disso é preciso ter uma alimentação mais regrada e saudável, trocando alimentos ricos em açúcar (como doces) por frutas, comer legumes, verduras e grãos (como abobrinha e feijão verde) e preferir alimentos cozidos.

Você também pode planejar refeições e escolher melhor os alimentos que vai consumir. Por exemplo, se o seu desejo é tomar um refrigerante (por mais que essa não seja a recomendação dos profissionais de saúde), prefira um que seja zero açúcar.

Além disso, faça o seu cardápio semanal (já contando o número de calorias que irá consumir por semana) e siga a sua dieta de forma regrada. Mas, se você gosta de ter uma alimentação mais flexível, tome cuidado apenas com os alimentos que possuem alto percentual calórico.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje sobre calorias? Para saber mais informações do mundo fitness, continue acompanhando o nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*