Top

Biotipos: você sabe quais são os tipos de corpos?

Você já reparou que cada pessoa possui um tipo físico diferente? Enquanto algumas pessoas são mais magras e possuem osso mais estreitos, outras tendem a ser mais gordinhas e com ossos mais largos ou então, mais musculosas. Essa estrutura corporal é definida pelos biotipos.

Existem 3 biotipos diferentes e cada um deles determina como será o corpo de uma pessoa. Neste post vamos falar sobre os 3 tipos físicos que existem e te ajudar a descobrir qual é o seu! Acompanhe!

O que são biotipos?

Como mencionamos anteriormente, os biotipos são responsável por determinar qual é a estrutura física de uma pessoa. Ou seja, ele determina alguns fatores e características corporais que as pessoas possuem naturalmente.

Alguns desses fatores determinados pelo biotipo são a constituição dos ossos, a estrutura óssea, o nível de massa muscular, como o metabolismo da pessoa funciona, quais são suas tendências de emagrecimento, ganho de massa ou ganho de peso, entre outros. Em resumo, ele determina como o corpo de cada pessoa é esteticamente e como ele reage aos estímulos de atividade física e alimentação.

Sendo assim, quando você vê uma pessoa que é magra que não engorda ou ganha massa muscular mesmo comendo muito de tudo ou fazendo exercícios físicos, ou então, uma pessoa que não consegue perder peso de jeito nenhum, agora você já sabe que tudo isso ocorre por conta do biotipo físico dela!

No total existem 3 biotipos corporais e vamos falar deles a seguir.

Quais são os 3 biotipos?

Os três biotipos corporais que existem são: o Ectomorfo, o Mesomorfo e o Endomorfo. Como você já sabe, cada um deles possui características próprias determinantes para o corpo de cada pessoa. Antes que você pergunte quais são tais características, nós vamos responder.

Características do Ectomorfo

O biotipo ectomorfo é aquele das pessoas que são naturalmente magras. Embora perder peso não seja nada difícil para pessoas com esse tipo físico, o Ectomorfo é quem mais tem dificuldade para ganhar massa muscular entre os três biotipos.

As principais características de pessoas com o biotipo Ectomorfo são:

  • O indivíduo ectomorfo possui uma estrutura óssea estreita;
  • os ombros tendem a ser mais curtos estreitos;
  • a cintura dos ectomorfos costuma se mais fina;
  • o peitoral é reto;
  • o metabolismo é bastante acelerado
  • A caixa torácica também é estreita e os órgãos tendem a ser menores.

Características do Endomorfo

Ao contrário dos outros biotipos, principalmente o Ectomorfo, o Endomorfo é o das pessoas que têm mais tendência a engordar em vez de emagrecer. Geralmente, o ganho de massa muscular não é algo tão difícil para este grupo, por outro lado, emagrecer pode ser um grande desafio.

As principais características do biotipo são as seguintes:

Os endomorfos costumam ter pernas largas;
Músculos fortes;
O corpo possui uma padronagem redonda;
O ganho de músculo e gordura acontece com facilidade;
Possui dificuldade para o emagrecimento;
A estrutura óssea do Endomorfo é larga;
O metabolismo é lento.

Características do Mesomorfo

Por fim, o Mesomorfo é o biotipo das pessoas que possuem um corpo naturalmente atlético. Entre os 3 biotipos, este é o mais raro entre as pessoas e, inclusive, é considerado o biotipo dos sortudos.

Isso porque pessoas com o tipo físico mesomorfo possuem facilidade para ganhar massa muscular e, ao mesmo tempo, facilidade para perder peso. As características mais marcantes do mesomorfo são:

  • Os mesomorfos possuem porte físico de atleta;
  • Os músculos são bem definidos;
  • A padronagem do corpo é mais retangular;
  • Os ombros e quadris são proporcionais;
  • Têm facilidade para hipertrofia muscular;
  • Podem engordar com facilidade, mas não têm dificuldade para emagrecer.

E aí, ao analisar as características você conseguiu identificar qual é o seu biotipo? Então acompanhe o blog para ler dicas de treino e alimentação para cada um deles!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*