Top

Biotipos masculinos x biotipos femininos: quais são eles?

Provavelmente você já ouviu falar em biotipos físicos. No geral, existem o Ectomorfo, o Mesomorfo e o Endomorfo. Embora eles sejam válidos para homens e mulheres, também existem os biotipos masculinos e os biotipos femininos, que são voltados especialmente para o sexo da pessoa.

Nesse post vamos falar sobre os biotipos femininos e masculinos separadamente para explicar quais são e suas principais características.

O que é biotipo?

Biotipo é o que caracteriza a estrutura física de cada pessoa. Ou seja, é ele quem determina se uma pessoa é grande ou pequena, gorda ou magra, musculosa ou com musculatura pouco desenvolvida etc.

Existem 3 biotipos gerais:

O Ectomorfo é o biotipo de pessoas naturalmente magras e que possuem dificuldade para ganhar massa muscular e peso. Já o Mesomorfo é o biotipo de pessoas com o corpo naturalmente atlético. Por fim, o Endomorfo é o biotipo de pessoas que tendem a ser mais gordinhas e possuem dificuldade para perder peso.

Além desses 3 biotipos, existem também os biotipos masculinos e os biotipos femininos. Eles são biotipos mais específicos e determinam o formato que o corpo dos homens e mulheres possuem.

Biotipos masculinos x Biotipos femininos

Apesar de serem um pouco parecidos, os biotipos masculinos e os biotipos femininos são diferentes. A seguir vamos falar sobre cada um deles!

Quais são os biotipos masculinos?

Os biotipos masculinos são:

  • Triângulo invertido: ombros e peitos largos, braços com músculos bem definidos e quadris e cintura estreita.
  • Trapézio: ombros mais largos que o quadril apesar de equilibrados, peitoral grande e as costas largas.
  • Retângulo: os ombros, a cintura e o quadril tem a mesma proporção.
  • Triângulo: peito e ombros são mais estreitos que o quadril
  • Oval: as linhas são mais curvas, o pescoço é curto ou largo, as costas são arredondadas, a barriga saliente e os braços cheios.

Quais são os biotipos femininos?

Os biotipos femininos são:

  • Triângulo: além do quadril mais largo e ombros mais estreitos, o biotipo triângulo é caracterizado por seios pequenos e bumbum e coxas salientes.
  • Triângulo invertido: os seios são volumosos, os ombros são largos, o quadril é estreito, o bumbum pequeno e coxas magras. Além disso, as costas costumas ser mais largas.
  • Retângulo: Quadris, ombros, costas, seios, e coxas na mesma proporção, pernas finas, e seios pouco volumosos.
  • Ampulheta: Quadris, ombros, costas, seios, e coxas na mesma proporção, pernas grossas, bumbum e seios volumosos.
  • oval: ombros e quadris alinhados, a região abdominal saliente, os braços e pernas arredondados, seios grandes e, no geral, pescoço curto e/ou largo.

As características se apresentam de forma diferente nos homens e nas mulheres, mas a principal diferentes entre os biotipos masculinos e femininos é que entre os femininos temos o ampulheta, enquanto entre os masculinos temos o trapézio.

O ideal é que você identifique qual deles é o seu biotipo e mantenha uma rotina de treino e de alimentação de acordo com suas características físicas e também, de acordo com o seu objetivo estético.

Para ver dicas sobre biotipos corporais acompanhe o blog e sempre fique de olho nos nossos conteúdos!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*