Top

Amamentação e exercícios físicos: existe alguma limitação?

Se tem um assunto que gera bastante dúvida entre as mamães é amamentação e exercícios físicos. Afinal, muitas mulheres desejam recuperar a boa forma física logo após a gravidez, mas fica o questionamento: pode ou não pode treinar durante o período de amamentação? A atividade física irá causar algum dano ao bebê? É necessário tomar algum cuidado especial?

De fato, essas questões são polêmicas e precisam ser esclarecidas com cuidado para não acabar colocando em risco a vida da mamãe ou do bebê. Pensando nisso, criamos esse post para te ajudar a entender de vez a relação entre amamentação e exercícios físicos. Confira a seguir.

A prática de exercícios físicos durante a amamentação vai fazer com que seque o leite?

Diferente do que muitos pensam, a resposta para essa pergunta é NÃO. Não há nenhuma contraindicação ou efeito prejudicial da prática de exercícios físicos durante a amamentação. Muito pelo contrário, mães que se exercitam durante este período costumam relatar uma melhora significativa no bem-estar, contribuindo inclusive para a relação com o recém-nascido.

Depois de quanto tempo após o parto é permitido voltar para as atividades físicas?

Normalmente o prazo indicado é de 30 dias para as mulheres que realizaram o parto normal e 60 dias para as mulheres que fizeram cesariana. Mas lembre-se: é essencial passar por uma consulta médica para averiguar sobre a liberação ou não para a prática de atividades físicas e o ideal é que a volta seja gradativa, sem intensificar nos treinos logo de imediato.

É necessário aguardar algum tempo para amamentar depois dos exercícios físicos?

Bom, o indicado é amamentar 30 minutos antes ou 30 minutos após a prática de exercícios físicos uma vez que logo após o treino o organismo poderá sofrer com a queda dos níveis de IgA, um anticorpo capaz de proteger o bebê de vírus e bactérias.

A ingestão de uma maior quantidade de líquidos se torna necessária?

Com a prática de exercícios físicos você acaba perdendo muito líquido, portanto, é extremamente importante que a mamãe hidrate corretamente principalmente nos dias dos treinos. Nesses dias, recomenda-se beber 20% a mais de água do que a quantidade estipulada pelo médico.

Há alguma limitação quanto ao top utilizado nos treinos?

As mamas tendem a ficar sensíveis, pesadas e inchadas durante toda a fase da amamentação e o ideal é que a lactante procure algum top de algodão e de boa sustentação para garantir mais conforto e sustentação durante a prática de exercícios físicos.

O uso de suplementação é permitido durante a amamentação?

Essa é uma resposta que precisa ser respondida pelo médico. Afinal, não são todos os suplementos que não liberados para as lactantes e somente um profissional poderá avaliar as condições de cada paciente para responder se ela pode ou não ingerir aqueles ingredientes.

Há um tempo limite de exercícios físicos por semana para não atrapalhar a amamentação?

Durante a fase de amamentação é de extrema importância que a lactante não extrapole no tempo ou intensidade do treino para não prejudicar sua saúde ou a de seu bebê. Portanto, o recomendado são 15 minutos de exercícios físicos durante 5 dias da semana.

Quais são os exercícios mais indicados para a mamãe durante o período de amamentação?

Não há uma limitação referente a um determinado tipo de exercício. A mamãe que precisa analisar qual ela se sente mais confortável em fazer, sem se esquecer de manter uma intensidade leve a moderada.

É permitido malhar o peitoral?

A musculatura que é estimulada durante os treinos de peito feminino ficam abaixo das glândulas mamárias e, por isso, não faz mal algum.

O único caso que se recomenda suspender os treinos de peitoral é quando a lactante estiver sentindo algum incômodo na região devido ao inchaço ou sensibilidade.

Quais são os cuidados que precisam ser tomados durante a prática de atividade física?

Os cuidados necessários durante o período de amamentação são:

  • Escutar o que o corpo diz, ou seja, não devem fazer nada que gerem algum tipo de incômodo ou dor;
  • Ter uma boa hidratação e alimentação, uma vez que o bebê irá receber o que elas alimentam;
  • Descansar sempre que possível e ter uma rotina tranquila.

E aí, conseguiu esclarecer suas dúvidas a respeito da amamentação e exercícios físicos? Esperamos que sim! Então agora é hora de se preparar para os treinos com intensidade leve a moderada para ter mais saúde e bem-estar nos seus dias.

Caso queira garantir uma ficha personalizada e alinhada com seu objetivo para treinar em casa no horário mais propício dentro da sua rotina, não deixe de conhecer o SUA Trainer. Um app completo e com suporte profissional para lhe auxiliar.

Para mais informações sobre treinos, saúde e bem-estar, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos vemos por aqui!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*