Top

6 exercícios para saúde mental: Dicas e Como Fazer

Médicos, professores e nutricionistas concordam no quão importante é cuidar do corpo para manter a saúde em dia. Mas e a mente, como fica? Essa é motivadora de estudos recentes de médicos em todo o mundo. O que se sabe atualmente é que exercício para saúde mental é tão importante quanto uma rotina de academia. Saiba mais a seguir.

Cuidar da mente e fazer exercício para saúde mental é viver mais!

Corpo e mente devem funcionar em perfeito equilíbrio e isso é fato científico. Uma prova prática desta afirmação é seu desempenho depois de 24 horas sem dormir, por exemplo. Já fez o teste? Com o corpo cansado nossa mente não trabalha legal. Algumas pessoas não sentem vontade de assistir TV sem dormir ou se quer de comer porque não fazem exercício para saúde mental.

Nossa mente também é o grande guia de funcionamento do corpo. É a parte física quem responde a estímulos mas nossa mente controla tudo. Se choramos, por exemplo, é por estímulo mental. Mas se não conseguimos controlar o nosso choro no cotidiano é porque a ‘cabeça’ não está bacana.

Precisamos estar com a exercício saúde mental 100% para saber lidar com a enorme quantidade de informações e turbilhão de sentimentos os quais passam por nossa vida todos os dias. E há muitas situações que pedem por uma mente perfeitamente equilibrada. Um divórcio e a perda de um ente querido, por exemplo, são situações que exigem bastante da sua saúde mental.

Dicas de exercício para saúde mental fáceis

Cuidar da mente pode ser feito com atividades regulares sim! Esta informação pode ser uma surpresa para alguns de nossos leitores acostumados com planilha de treino apenas na academia. Pode-se com cautela e respeitando os limites individuais, inserir exercício de saúde mental no dia a dia ou em períodos regulares na semana. São bons exemplos:

Yoga

Uma hora por semana ou poucos minutos por dia em exercícios simples para flexibilidade e controle de respiração podem te ajudar muito a manter a mente em equilíbrio.

Caminhada / corrida

Se você não possui atividades físicas regulares na agenda pode tirar muito proveito de 30 minutos de caminhada três vezes na semana. É um período para pensar um pouco e curtir os benefícios de liberar endorfina no organismo com uma ótima sensação de prazer.

Leia um livro

A leitura é um momento para a mente em pensar em um tema que não seja a sua vida por alguns minutos. O cérebro se desliga de sentimentos e problemas pessoais para se concentrar em algo que não faz parte da sua vida, relaxando, além de adquirir conhecimento.

Ciclismo

A possibilidade de percorrer longas quilometragens e paisagens em poucos minutos é um excelente exercício para saúde mental. Não precisa ser tão regular. Uma vez por semana, por exemplo, pode ajudar bastante.

Vá ao cinema / teatro / show

Atrações culturais te fazem aprender mais e relaxam a mente. Aquelas duas horas curtindo um filme, por exemplo, te fazem esquecer dos problemas e sorrir ou chorar, dependendo do enredo. Podem, em outras palavras, te deixar mais alegre mesmo depois de um momento trágico.

Visite ou saia com os amigos

O convívio social é uma excelente forma de manter a saúde mental. Isso porque é uma ótima forma de dividir problemas, aprender mais sobre o outro, doar e receber energias positivas.

A dica é escolher uma das atividades listadas acima e colocar na sua agenda. Comece com pouco, devagarinho, sem se cobrar muito. E se tiver mais sugestões de exercício para saúde mental é só deixar nos comentários abaixo.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*