Top

4 exercícios para pernas contornadas e definidas!

Não ter tempo ou condições de ir à uma academia já não pode mais servir de desculpa para não fazer exercícios físicos. Existem diversos treinos possíveis de serem feitos em casa e sem equipamentos de academia. Nesse post, trouxemos 4 exercícios para pernas fortes e definidas que podem ser feitos em casa!

Por que treinar pernas é importante?

Geralmente, as mulheres praticam exercícios para pernas por conta da estética, já que muitas querem ter pernas contornadas e bem durinhas. No entanto, é comum que homens deixem de lado e foquem muito mais nos exercícios para braços e costas.

Evitar o treino de pernas é um erro não só pela estética, mas também por causa da saúde! Primeiramente, falando pela parte estética, quando se treina muito braço e deixa de lado os membros inferiores, o corpo fica desproporcional e assimétrico. Contudo, essa é a parte menos relevante quando se trata dos exercícios para perna.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que exercitar os membros inferiores garante maior estabilidade para a coluna e contribui para um melhor posicionamento da pelve, influenciando na sustentação da lombar. Ou seja, além de garantir maior equilíbrio e estabilidade para o corpo, treinar pernas evita futuras dores na coluna.

Como as pernas são responsáveis por sustentar todo o nosso corpo, os exercícios para perna também promovem uma maior facilidade em geral para realizar as tarefas do dia a dia.

Por fim, além de tudo que mencionamos, um estudo publicado na Frontiers in Neuroscience mostrou que o uso dos membros inferiores, envia sinais para que o cérebro produza células neuronais que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Sendo assim, quando nos restringimos a exercitar somente os membros superiores, podemos estar prejudicando a produção de tais células.

4 exercícios para pernas para fazer em casa

Agora que você já sabe a importância de treinar pernas, vamos à lista de exercícios para perna que você pode praticar no conforto da sua própria casa! Confira a seguir:

  1. Elevação de gêmeos

    A elevação de gêmeos é um dos exercícios para pernas, mais especificamente para as panturrilhas, em que você se posiciona sobre um degrau ou step com a ponta dos pés e repete o movimento de descer e subir os pés.

  2. Avanço

    O Avanço é um exercício para pernas bem comum. Para praticá-lo, permaneça em pé, dê um passo para frente com uma perna e agache flexionando o joelho da perna que ficou atrás. Depois, volte à posição inicial e faça com a outra perna.

  3. Afundo

    O afundo é muito parecido com o avanço. Porém, em vez de retornar a posição inicial após flexionar o joelho da perna de trás, continue flexionando e esticando, como um agachamento.

  4. Agachamento com salto

    O agachamento é outro clássico entre os exercícios para pernas. A modalidade dele com salto ajuda a definir ainda mais os músculos da região. Para praticá-lo, faça o agachamento comum, mas na hora de levantar de impulso e salte.

Se você quiser dificultar ainda mais o seu treino e praticar os exercícios com peso, leia nosso post sobre como substituir os aparelhos com objetos que você tem em casa:

Para mais dicas como essa continue acompanhando nosso blog!

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*